XADREZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Apresentação
O presente projeto consiste em proporcionar aos alunos de uma escola municipal de Poços de Caldas, o contato com o jogo de xadrez, encarado como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem por meio do desenvolvimento de habilidades de pensamento estratégico, concentração e raciocínio lógico. A apresentação ao jogo permite ainda o desenvolvimento da curiosidade e do interesse sobre temas correlatos, como aritmética, geometria e história. A realização das partidas de xadrez em duplas possibilita ainda a integração entre os participantes da atividade de forma saudável e participativa, contribuindo com o desenvolvimento interpessoal e a convivência com as diferenças. O projeto será desenvolvido no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza por meio de encontros semanais extraclasse.

Objetivos
a) Apresentar aos alunos as regras que regem o xadrez; b) Aprofundar o conhecimento dos alunos em estratégias e técnicas específicas do jogo; c) Despertar interesse nos alunos sobre temas ensinados na escola que possam ser correlacionados ao jogo; d) Desenvolver as características de atenção, concentração, pensamento estratégico e planejamento adquiridas durante o jogo; e) Auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos participantes em disciplinas que exigem raciocínio lógico; f)Promover desenvolvimento interpessoal; g)Reforçar a associação entre ensino escolar, aquisição de conhecimento e atividades prazerosas

Justificativa
O xadrez é um jogo que leva ao desenvolvimento da concentração, resiliência, raciocínio lógico e estratégico para a resolução de problemas e planejamento de ações e atividades. Por ser um jogo que exige reflexão e que se baseia na realização de diversas jogadas antes de um resultado final, também contribui com a mitigação do imediatismo, tão comumento encontrado e reforçado na cultura atual. Adicionalmente, a partir da história e da configuração do jogo, torna-se possível, despertar a atenção dos alunos para temas desenvolvidos em sala de aula no ensino regular como aqueles voltados a história, literatura, geometria aritmética. O ensino e a prática do jogo na escola fazem ainda com que o ambiente escolar e o aprendizado possam ser associados a diversão. Por ser um jogo praticado em duplas, uma ou duas, essa ainda é uma atividade que leva ao desenvolvimento de habilidades voltadas tanto ao relacionamento interpessoal, como respeito e compreensão das diferenças. Diante do exposto, torna-se claro que o ensino do xadrez ao longo do desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças em paralelo a frequência de aulas no ensino fundamental é uma atividade que contribui com a formação pessoal e escolar do aluno.

Beneficiário
Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.