APRENDENDO A ESTUDAR: A CHEGADA À UNIVERSIDADE (2022)

Apresentação
Ao chegar à universidade, calouros deparam-se com um universo escolar diferente, onde enfrentam maiores exigências e graus de dedicação, desfrutam de liberdade e autonomia e têm acesso a várias oportunidades. Entretanto, eles devem atender a regras e prazos que não são claros, garimpar oportunidades quase secretas, descobrir recursos que não são explícitos, apurar informações frequentemente contraditórias e desencontradas, desempenhar atividades que não lhes foram ensinadas e expressar-se de maneiras que não lhes indicaram. Este projeto consiste em oficinas nas quais os estudantes entrarão em contato com a escrita, a linguagem e a produção acadêmica, inteirar-se-ão das políticas de assistência estudantil, explorarão o campus, aprenderão sobre a vida universitária, conhecerão as oportunidades de bolsa e familiarizar-se-ão com a grade curricular e os itinerários formativos do curso. O objetivo é que adquiram “o ofício de estudante”, a fim de afiliarem-se efetivamente à instituição.

Objetivos
Praticar a escrita, a linguagem e a expressão acadêmica (artigo, resenha, fichamento, resumo, seminários, poster, paper, etc). Conhecer a produção acadêmica (bases de busca, técnicas de leitura, normas ABNT, etc). Apresentar as políticas de assistência estudantil (saúde, acolhimento, alimentação, financiamento, etc) Conduzir um tour pelo campus, para conhecimento de pró-reitorias, locais de socialização, restaurante universitário, horários, prédios, salas de aula, biblioteca, etc. Abordar a vivência universitária: grupos de pesquisa, eventos, apresentações em congressos, projetos de extensão e Currículo Lattes Indicar oportunidades de bolsa: Pibid, Residência Pedagógica, Iniciação Científica e Extensão Orientar percursos e oportunidades nas modalidades bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais Promover a integração entre os calouros e destes com os veteranos extensionistas.

Justificativa
Ao chegar à universidade, calouros deparam-se com um universo escolar diferente, onde enfrentam maiores exigências e graus de dedicação, desfrutam de liberdade e autonomia e têm acesso a várias oportunidades. Entretanto, eles devem atender a regras e prazos que não são claros, garimpar oportunidades quase secretas, descobrir recursos que não são explícitos, apurar informações frequentemente contraditórias e desencontradas, desempenhar atividades que não lhes foram ensinadas e expressar-se de maneiras que não lhes indicaram.

Beneficiário
Nessa edição-piloto deste projeto, apenas os calouros de Ciências Sociais e os membros da coorte 2021, que ingressaram na universidade em regime remoto de estudos.