MATERNIDADE REAL NA QUARENTENA

Apresentação
O novo coronavírus tem se propagado no mundo inteiro de maneira rápida e o distanciamento social tem sido a principal estratégia para contenção de sua propagação. Para as mães a situação é difícil, pois precisam conciliar as funções afetivas, profissionais, familiares, acadêmicas e ainda continuar cuidando da organização da casa e da educação dos filhos. Além disso, deixaram de contar com sua rede de apoio no cuidado com as crianças e tiveram de incorporar as atividades escolares dos filhos em suas rotinas Este projeto objetiva promover um espaço de escuta sobre as situações vividas pelas mães durante o período de isolamento social, de modo a acolher e fortalecer as mulheres para passarem por este momento. Este trabalho se fundamentará na história oral temática, que consiste em criar uma oportunidade para que mães relatem como tem vivido de março de 2020 aos dias atuais, em decorrência da pandemia do coronavírus.

Objetivos
a) Dar visibilidade para contextos de maternidade diferentes; b) Conhecer os desafios que mulheres e filhos enfrentam durante o isolamento social; c) Impulsionar o surgimento de uma rede virtual de apoio e solidariedade.

Justificativa
A maternidade não é um problema individual, restrito ao espaço doméstico e às mulheres. Este é um assunto que deve interessar a toda a sociedade, tendo em vista que a perpetuação desta comunidade, por meio da chegada de novos indivíduos, e a formação destes para ocuparem um lugar ativo entre seus membros, depende da forma como foram criados. Quando uma mulher traz um filho ao mundo e cuida dele para que se torne um adulto saudável fisicamente e emocionalmente, ela está exercendo uma importante função social, tendo em vista que estes serão os sujeitos que promoverão o desenvolvimento desta sociedade em todas as suas dinâmicas. Desta forma, oferecer apoio às mães por meio de uma escuta ativa, ouvindo atentamente seu relato, sem julgamento ou preconceitos é uma forma de fazê-la se sentir acolhida e compreendida. Esta atitude pode aliviar as tensões do cotidiano e permitir que a própria pessoa reflita sobre sua experiência. Com isso, pode-se também ajudar as crianças, pois, com suas mães se sentindo um pouco melhor a relação entre eles tende a se suavizar e talvez, seja possível, inclusive, promover uma postura mais respeitosa e acolhedora com as crianças também.

Beneficiário
Os beneficiários diretos são mães, que poderão trocar experiências e encontrar apoio nos relatos de outras mulheres. Mas, todas as pessoas que entrarem em contato com os relatos das mães poderão conhecer melhor a maternidade real, com suas dificuldades e seus prazeres e poderão refletir a respeito.