CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM

Apresentação
Proposta de programa que contemplará atividades educacionais objetivando a preparação de jovens e adultos para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) a ser desenvolvidas nos três campi da UNIFAL-MG, proporcionando a integração de projetos anteriormente independentes e isolados, sem entretanto desconsiderar as especificidades de cada campi. A equipe de trabalho será composta por estudantes de graduação, alguns atuando como professores e outros como gestores, por uma equipe de professores coordenadores pedagógicos para tutoria das atividades, e pelos professores coordenadores dos projetos e cursos do programa. Assim serão necessárias 280 bolsas de Extensão, assim divididas: 19 bolsistas de Extensão na o Projeto em Alfenas, 9 para Poços de Caldas e 9 para Varginha. A ação ocorrerá de forma gratuita objetivando atender estudantes oriundos de escolas públicas ou da Educação de Jovens e Adultos, bem como pessoas de baixa renda de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e região

Objetivos
1) Preparar jovens e adultos para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), atendendo estudantes oriundos de escolas públicas e EJA (Educação de Jovens e Adultos); 2) Promover a integração dos estudantes nas diversas atividades na UNIFAL-MG; 3) Divulgar a UNIFAL-MG e seus cursos pela atividade extensionista; 4) Colaborar para construção de vínculos entre universidade e sociedade local por meio da ação de extensionista; 5) Contribuir para a formação de professores com a participação de estudantes da graduação da UNIFAL-MG atuando no cursinho com experiências de práticas de ensino.

Justificativa
Conforme evolução histórica do “Curso Preparatório do ENEM” nos campi da UNIFAL-MG houve a necessidade de formatar um Projeto Político Pedagógico (PPP), de forma a estabelecer aspectos metodológicos semelhantes na oferta do curso, e atender as demandas sociais de jovens e adultos que buscam sua inclusão na Universidade. A perspectiva é atender os jovens e adultos de baixas condições socioeconômicas, que estudaram ou ainda estudam em escolas públicas. Com a formação de uma equipe pedagógica composta por professores membros dos três campi, o “Curso preparatório para o ENEM” terá uma estruturação metodológica de forma a viabilizar inovação no processo ensino-aprendizagem, e assim, atender as necessidades de seu público alvo. Ressalta-se como justificativa os bons resultados apresentados pelas edições anteriores da proposta. O projeto, seja na forma tradicional de Curso Preparatório para Vestibular, ou na forma atual, como preparatório para o ENEM, tem apresentado bons resultados, dentre os quais destacamos: - De 2000, quando foi implantado, até os dias atuais, em torno de 160 alunos que frequentaram as atividades do curso conseguiram ingressar na graduação da UNIFAL-MG; - Destaca-se também o fato de que alguns ex-alunos do curso preparatório que ingressaram em cursos de graduação da UNIFAL-MG se tornaram professores no projeto. Assim, o desenvolvimento desta ação, como projeto de extensão, tem atendido as diretrizes da extensão universitária de forma especial a que diz respeito ao impacto e transformação, atuando de forma transformadora da sociedade, contribuindo com o ingresso de estudantes oriundos de escola pública em uma universidade pública, colaborando com as políticas de inclusão e mudança social por meio da educação. Com o aprimoramento de um PPP, com a presença de uma equipe pedagógica, seleção de estudantes-bolsistas, construção conjunta de material pedagógico, parceria com escolas publicas nos municípios de Poços de Caldas, Varginha e Alfenas, a ação abrangerá dimensões significativas de qualidade oferecendo um quantitativo de vagas que buscará atender a demanda muito significativa da população a que se destina. Apenas 14% da população entre 18 e 24 anos de idade ingressam no ensino superior no Brasil. Em comparação com outros países da América Latina, América do Norte e Europa, a matrícula brasileira de graduação ainda é bastante insatisfatória (OLIVEIRA e OLIVEIRA, 2011). Para Neves (2007), os dois principais aspectos de exclusão relacionados a este dado são: a saída precoce do sistema educacional, sobretudo no sistema público de ensino médio e fundamental e o atraso escolar de jovens nesta faixa-etária. O acesso de estudantes oriundos de camadas populares de baixo poder socioeconômico ou de escolas públicas às universidades públicas brasileiras tem, historicamente, despertado preocupações dos poderes governamentais e estudiosos do assunto. É papel da Universidade, na sua tarefa de Extensão Universitária colocar sua expertise para melhorias nas condições de ensino e dos problemas da sociedade, e neste caso, pode proporcionar condições de inclusão nas universidades de nossos jovens, gerando como consequência melhorias nas condições de vida da população. Torna-se relevante, portanto, a construção e aprovação desta proposta de Programa do “Curso preparatório para o ENEM”, e o estabelecimento de uma política de extensão em nossa Universidade que viabilize a execução dessa ação nos três campi da UNIFAL-MG, com a participação de um equipe pedagógica que orientará as atividades docentes através do Curso de Formação.

Beneficiário
Os beneficiários do projeto são jovens e adultos oriundos de escolas públicas e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como pessoas de baixa renda de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e região, que desejam realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).