CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE: PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA E A PESQUISA

Apresentação
O avanço tecnológico na área de saúde trouxe importantes avanços no diagnóstico e tratamento das doenças, o que contribuiu para o aumento da expectativa de vida da população. No entanto, ainda muito o que evoluir no que diz respeito à qualidade dos cuidados em saúde (GOMES, 2016). Os profissionais concentram a atenção nas doenças e no seu tratamento e não na pessoa do paciente, sua vida e seu problema de saúde (DWAMENA et al, 2012). O termo “cuidado centrado no paciente” foi utilizado pelo Institute of Medicine (IOM) dos Estados Unidos da América (EUA) para denominar um dos atributos da qualidade em saúde. O cuidado centrado no paciente foi definido como o cuidado respeitoso e responsivo às preferências, necessidades e valores individuais dos pacientes e que assegura que os valores do paciente orientem todas as decisões clínicas (IOM, 2001).

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Apesar de evidências científicas apontarem as vantagens de se incluir o cuidado centrado no paciente na prática clínica e mesmo sendo reconhecida a sua importância, a adoção plena deste atributo por parte dos profissionais de saúde ainda está longe de ocorrer (SANTOS et al., 2010). Assim, faz-se necessário que a temática seja difundida e debatida entre os profissionais e futuros profissionais da área da saúde, com vistas a contribuir para a formação de profissionais que possam implementar o cuidado centrado no paciente em sua prática, além de incentivar o desenvolvimento de pesquisas nesta área.

Beneficiário
Comunidade interna da UNIFAL-MG e externa a esta, com foco em acadêmicos, profissionais da área da saúde e usuários dos serviços de saúde.