ESPAÇO DAS LETRAS - UNIFAL-MG

Apresentação
O projeto se insere na área de formação docente inicial. Tem como público-alvo alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio, regular e EJA), licenciandos dos cursos de Letras e LPLLP da Unifal-MG e professores da rede pública. Está estruturado em três linhas: 1) práticas de produção de leitura e escrita; 2) práticas de ensino de produção de leitura e escrita 3) temas transversais e o uso de tecnologias digitais na Educação Básica e no Ensino Superior. Por meio da oferta de cursos e oficinas para esse público, as ações e os produtos resultantes do desenvolvimento do programa serão utilizados para a pesquisa e para a proposição de metodologias experimentais de práticas de ensino. O programa dialoga diretamente com as disciplinas dos cursos de Letras, especialmente com as disciplinas de estágio supervisionado e oficinas de prática pedagógica. As ações do projeto objetivam, ainda, contribuir para a divulgação dos Cursos de Letras da Unifal-MG.

Objetivos
- Formar professores que trabalham com leitura e escrita e bons produtores de leitura e escrita de variados gêneros do discurso; - desenvolver estratégias e abordagens inovadoras para o ensino e práticas de produção de leitura e de escrita; - reunir dados e informações para a constituição de um banco de dados para realização de pesquisas na área; - contribuir para a formação do aluno da rede pública; - contribuir para a formação do professor do ensino de língua e de literatura, por meio do diálogo e da troca de experiências; -desenvolver competências previstas na BNCC-Educação Básica na área de Língua Portuguesa e suas literaturas e BNC-Formação; - desenvolver competências das dimensões do conhecimento profissional, da prática profissional e do engajamento profissional de forma articulada à dimensão do conhecimento específico da área de Língua Portuguesa e aos princípios norteadores constantes na Res. CNE/CP nº 02/2019, em seu art. 7º; - criar espaços de aprendizagem para a articulação entre teoria e prática profissional docente e para o desenvolvimento e experimentação de práticas de ensino inovadoras e com o uso de tecnologias digitais; - contribuir para a reflexão dos processos de formação inicial e continuada de professores buscando fortalecer a integração entre secretarias de ensino, universidade e comunidade escolar; -desenvolver metodologias para o ensino de produção de leitura e de textos tanto na universidade quanto nas escolas-campo; - contribuir para os letramentos em diferentes áreas do conhecimento por meio da oferta de práticas de ensino de gêneros; - desenvolver metodologias e estratégias, articulando teoria e prática profissional docente, para o ensino de literatura, abordando temas como: educação ambiental, preconceito, valorização da educação pública, cultura, prevenção a drogas e à gravidez precoce, dentre outros; - desenvolver competências e habilidades para a compreensão do projeto pedagógico da escola, currículo e avaliação interna e externa; - divulgar e valorizar a Língua Portuguesa e suas literaturas, o patrimônio linguístico e cultural e a cultura brasileira; - desenvolver, de forma articulada, a formação em serviço e a formação docente inicial, buscando promover a interação entre professores em serviço e professores em formação em serviço a fim de desenvolver conceitos teóricos para o ensino de língua e literatura.

Justificativa
O desenvolvimento de ações no interior desse projeto pode contribuir para minimizar problemas de leitura e escrita de alunos da educação básica. Poderá, ainda, contribuir para processos de formação docente inicial e em serviço. Na linha de atuação 1) práticas de produção de leitura e escrita, as ações se voltam para a vivência de novas metodologias e para o estudo e a análise da BNCC. Na linha 2), chamada de práticas de ensino de produção de leitura e escrita, as ações se voltam para a formação do professor observando a tríade: professor formador de professor, professor de ensino de línguas e literatura e aluno da educação básica (pública, principalmente). Na linha 3) temas transversais e o uso de tecnologias na Educação Básica e no Ensino Superior, as ações buscam a discussão e a reflexão de variados temas na Educação Básica e no Ensino Superior, privilegiando a leitura literária e o uso de tecnologias como instrumento para a inserção de práticas de letramentos digitais no cotidiano educacional. As contribuições advindas deste projeto são um movimento dialógico entre escola, comunidade e cursos de formação docente inicial e em serviço, movimento que possibilitará a geração de produtos, metodologias e contribuirá para a formação de professores e alunos da educação básica, em especial, da rede pública.

Beneficiário
Alunos e professores da rede pública e professores em formação inicial e em serviço.