REABILITARTE UNIFAL

Apresentação
Trata-se de uma adaptação do Projeto de Extensão "Reabilitação de pacientes oncológicos" para uma realidade imposta pela pandemia, na qual os atendimentos presenciais encontram-se comprometidos. O referido projeto de extensão envolvia ações em parceria entre professoras dos cursos de Odontologia, Nutrição e Fisioterapia da UNIFAL-MG e profissionais da Santa Casa de Alfenas; e visava a reabilitação protética e acompanhamento nutricional e fisioterapêutico de pacientes oncológicos internados ou não. Em função da interrupção dos atendimentos na UNIFAL e a impossibilidade da prestação de serviços na Santa Casa, a atual versão do projeto pretende realizar atividades de ensino e pesquisa envolvendo toda a equipe; e a extensão se dará através de postagens nas páginas sociais do projeto e na promoção de webinarios multidisciplinares abertos a toda a comunidade. Uma vez permitida a retomada dos atendimentos clínicos, a prestação de serviço também voltará a acontecer.

Objetivos
- Fornecer aos alunos envolvidos com o projeto conhecimentos suficientes para a confecção de próteses obturadoras palatinas, obturadoras faringeanas, oculares, oculopalpebrais, de língua, auriculares e maxilofaciais. - Fornecer acompanhamento nutricional e fisioterápico aos pacientes assistidos. - Incentivar a pesquisa a respeito dos materiais e técnicas utilizados na reabilitação de pacientes mutilados na região de cabeça e pescoço.

Justificativa
A realização do presente projeto se justifica pelo fato de a reabilitação protética de perdas na região orofacial não ser contemplada na grade de disciplinas obrigatórias do curso de Odontologia da UNIFAL-MG e também não fazer parte do tratamento fornecido pelo Centro de Oncologia da Santa Casa de Alfenas. Dessa maneira, os pacientes mutilados ficam sem ter a quem recorrer para que sua aparência e função sejam restauradas. Apesar de, no momento, o atendimento clínicos estar inviabilizado, a realização deste projeto se justifica por promover aos acadêmicos o conhecimento necessário para tal atendimento e também para esclarecer a comunidade em geral sobre as possibilidades reabilitadoras, ainda pouco difundidas, e divulgar o serviço prestado na UNIFAL.

Beneficiário
A princípio, toda a comunidade acadêmica e externa. Se retomado o atendimento clínico, os principais beneficiários serão os pacientes oncológicos que buscarem atendimento reabilitador.