MUSEU DE ANATOMIA COMPARADA: O ELO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Apresentação
A anatomia visa a descrição dos diversos órgãos e sistemas dentre estes, o ósseo, o muscular e o nervoso. Também se dedica ao estudo topográfico e cirúrgico de todos os sistemas contidos nas diferentes regiões do corpo e das relações entre eles. O desejo natural de conhecimento e as necessidades vitais levaram o homem, desde a pré-história, a interessar-se pela anatomia, iniciando com a dissecação de animais e posteriormente a de seres humanos. Nesse meio procurou-se variadas técnicas de conservação das peças anatômicas desenvolvidas para um estudo mais produtivo, que colaborou com o desenvolvimento da Anatomia atual, especialmente para a visualização de peças naturais (frescas). As concepções estabelecidas atualmente acerca do estudo dos cadáveres pelas instituições de pesquisa e de ensino, promoveram nas universidades o surgimento de museus de Anatomia Humana e Animal conhecidos como Museus de Anatomia Comparada.

Objetivos
Enquanto perdurar a pandemia: - Realizar visitas virtuais; - Continuar alimenando as redes sociais do Museu com os projetos: RX animal e Viagens virtuais; - Aplicar alternativas ao ensino não formal da Anatomia. E tão logo seja possível a retomada das visitas presenciais o projeto desenvolverá: - Apresentar ao público em geral a constituição do organismo humano e animal; - Conscientizar a população da importância de uma vida saudável através da demonstração de peças anatômicas naturais acometidas com cirrose hepática, pulmões impregnados com nicotina, miomas e tumores intestinais; - Aplicar as diferentes técnicas de conservação e de manipulação das peças anatômicas, através de técnicas como; osteotécnica, fixação, angiotécnica e neurotécnica, além de montagens de maquetes de órgãos humanos, a fim de enriquecer a formação dos alunos como cidadãos e futuros profissionais; - Conhecer e refletir sobre os conteúdos relativos à composição e ao funcionamento dos diferentes sistemas, desenvolvendo atividades como palestras e aulas de conscientização para a qualidade de vida humana; - Propiciar alternativas ao ensino não formal da Anatomia. Discutir e estudar sobre os sistemas anatômicos humanos e qualidade de vida; tornando mais próximo o diálogo entre as instituições sociais e acadêmicas.

Justificativa
A finalidade é o exercício e a prática da interdisciplinaridade por meio das atividades virtuais, interativas e extensivas, destinadas aos visitantes, em grande parte, público escolar. O Museu de Anatomia tem o intuito de levar o conhecimento da Anatomia em suas diferentes esferas tanto para o público das redes sociais bem como para cerca de 50 visitantes por semana (visitas presenciais), sendo alunos das redes de ensino público e particular em educação básica e também estudantes de escolas técnicas nas áreas da saúde, bem como de graduandos de Faculdades e Universidades de toda região Sul-Mineira. A relevância deste projeto está na necessidade que nossa região apresenta de um Museu com estas características, pois não há nenhum acervo desta qualidade aberto à exposição para toda comunidade local e regional, além da própria comunidade acadêmica. A existência deste museu seria de grande valia para estudantes e bastante intrigante para a comunidade externa à Instituição, constituindo-se assim um espaço de ensino e divulgação das Ciências Morfológicas, onde há o destaque da Anatomia Humana e Comparada e a Embriologia, com caráter didático-científico para todos seus visitantes. Este museu tornar-se-á um local interativo, dinâmico, sistematizado e contínuo, com pessoal especializado como professores de Anatomia, Técnicos e monitores devidamente treinados para elucidar dúvidas e curiosidades de uma vasta clientela amplamente diversificada, cultural e intelectualmente. Há a pretensão de incluir o museu no roteiro de eventos científicos, culturais e artísticos que ocorrem no Sul de Minas Gerais, contribuindo desta forma, para enaltecer as Ciências Morfológicas e a Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG, com 103 anos de experiência na formação de profissionais. O projeto pretende dar continuidade no projeto que se iniciou em 2009, ainda no antigo espaço do DAnat, prédio S, e que por vários motivos, dentre estes a expansão do quadro de docentes do departamento teve que ser paralisado. Após a mudança do DAnat para o prédio N e aquisição de um espaço considerável para exercer as atividades relacionadas ao museu, entendemos que chegou a hora de retomar as atividades e assim continuar contribuindo com a formação de inúmeros alunos ou pessoas que tem interesse em conhecer o organismo humano e animal. Pretende-se com isso ampliar o número de peças anatômicas e manter as peças existentes já que o museu é um projeto continuo além, é claro, da necessidade de manter uma educação continuada dos nossos alunos, que integrarão o projeto que terão inúmeras funções que serão descritas no item plano de trabalho do bolsista.

Beneficiário
Público em geral, estudantes da educação básica, fundamental e médio; graduandos de IFES e Escolas Técnicas. Estes serão beneficiados com o projeto desde que, os mesmos manifestem interesse em fazer visitas, no primeiro momento de forma virtual e tão logo retornarmos as visitas serão agendadas.