5ª CAMPANHA DE DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO

Apresentação
A Câmara de Vereadores do Município de Alfenas, na pessoa do vereador Waldemilson Gustavo, teve a iniciativa de criar uma campanha municipal no ano de 2015 para descarte de Lixo Eletrônico. Esta campanha visa recolher e encaminhar para empresa especializada, a maior quantidade possível de material tecnológico e eletrônico, produzido como resíduo e descartado pela sociedade do Município de Alfenas. Para tanto, se faz necessário um amplo trabalho de conscientização. Neste sentido, a UNIFAL-MG tradicionalmente oferece sua contribuição, realizando com apoio de uma equipe capacitada de acadêmicos, uma campanha educativa junto aos alunos de escolas estaduais, municipais e particulares da rede básica do município, informando sobre os efeitos negativos do descarte inadequado dos resíduos eletrônicos, bem como, a divulgação dos pontos de coleta da campanha e, além disso, a Instituição também oferece um espaço para realização da coleta na campanha no interior do campus sede da Universidade.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Resíduo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletroeletrônicos. Com o elevado uso desses equipamentos no mundo moderno, este tipo de resíduo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado de forma correta e nos locais adequados. O resíduo como um todo, representa um grande problema para o planeta, porém, o tipo de resíduo que mais cresce em todo o globo é o chamado resíduo eletrônico. Somente no Brasil é produzido cerca de meio quilo deste resíduo por habitante por ano. De acordo com pesquisas da ONU (Organização das Nações Unidas) no mundo, toda a geração desse resíduo chega a cerca de 50 milhões de toneladas anuais. O Brasil é o segundo país que mais gera lixo eletrônico no continente americano, atrás somente dos EUA, com 6,3 milhões de toneladas por ano. Um dos maiores problemas relacionados ao descarte incorreto de resíduo eletrônico está no fato de que estes materiais contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio entre outros. Esse tipo de substância pode gerar grave contaminação da água e/ou do solo. Além disso, essas substâncias podem causar graves doenças nas pessoas que trabalham coletando materiais reaproveitáveis nos lixões ou mesmo nas ruas e terrenos baldios. Outro ponto que deve ser ressaltado é que esses equipamentos têm diversos componentes de plástico, vidro e metais, o que os torna muito difíceis de serem decompostos pelos microrganismos do solo. Contudo, faz-se necessário e urgente a conscientização e mobilização de toda sociedade para destinação correta desse tipo de resíduo.

Beneficiário
- População de toda a cidade através das escolas municipais, estaduais e particulares; - Público interno da UNIFAL: servidores, colaboradores e discentes.