18 DE MAIO - DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL – DE MÃOS DADAS CONTRA CORRENTES

Apresentação
18 de maio - Dia da Luta Antimanicomial – De mãos dadas contra correntes vem ao encontro das politicas de saúde mental, direitos das pessoas com sofrimento mental e a inserção social. Junto a isso, atenta-se ao encontro com o Universitário no sentido de promoção de saúde mental por meio do Lúdico.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Justifica-se esta ação por ser um movimento nacional que confere noções e espaços para discussão politica e social. Ao pensar o trabalho na vertente lúdica, justifica-se pelo fato de que a comunidade discente da UNIFAL tem se mostrado adoecida. Neste sentido, a criação espaços circulares de lazer e ludicidade podemos intervir de forma pontual na saúde mental e ao mesmo tempo propiciar que possibilitar encontros sociais, com as diferenças e promover o crescimento pessoal e acadêmico. Quanto a temática da mesa redonda, justifica-se pela atual situação política país em que cogita-se o incentivo nas internações psiquiátricas indo na contramão do processo de desinstitucionalização até então vigente. Isso possibilitará aos participantes debaterem sobre questões assistenciais, éticas e políticas no âmbito da saúde mental contribuindo para novas reflexões.

Beneficiário
Os beneficiários serão os discentes, docentes UNIFAL, Sede em Alfenas. Bem como a comunidade externa por meio dos profissionais integrantes da Rede de Atenção psicossocial de Alfenas.