DESASTRES DA MINERAÇÃO SOB A ÓTICA DA ANTROPOLOGIA FORENSE

Apresentação
Em um relatório publicado em 2015 pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR) e o Centro de Pesquisas de Epidemiologia em Desastres (Cred) o Brasil é o único país das Américas que está na lista dos 10 países com maior número de pessoas afetadas por desastres entre os anos de 1995 a 2015. Só em 2018, os desastres naturais mataram 4.996 pessoas no mundo. Em janeiro de 2019, o Brasil sofreu com um de seus maiores desastres ambientais da história, na barragem de rejeitos de Brumadinho, em Minas Gerais, tal barragem rompeu e este rompimento resultou em 255 mortos e vários desaparecidos até o momento. Diante disso, a Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor), pretende trazer para sua aula Inaugural uma palestra com a Médica Legista do IML de Belo Horizonte, Dra.Yara Vieira Lemos, intitulada "Desastres da mineração sob a ótica da Antropologia Forense" que juntamente com sua equipe participou da identificação das vítimas acometidas pelos rejeitos de Brumadinho.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Mediante a pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 o uso de plataformas digitais tornou-se imprescindível para a comunicação e para dar continuidade no ensino-aprendizagem dos alunos. Além disso, nos permitiu realizar eventos de forma mais rápida e fácil. E a LACFor entendendo o seu papel frente ao público acadêmico, a sociedade e os profissionais da área pretende trazer uma palestra, por meio do uso da plataforma digital com a médica legista Dra. Yara Vieira Lemos do IML-BH. Atuante neste Instituto desde 2007 e especialista na área de Antropologia Forense, abordando uma temática cada vez mais importante, o papel da antropologia forense na identificação de vítimas de desastres naturais. Esta ação se enquadra nesse contexto social e possibilita o desenvolvimento de atividades de ensino no meio acadêmico e contribui de forma significativa para o aprendizado da comunidade acadêmica, profissionais da área pois possibilita que os envolvidos diretamente com o tema absorvam novas informações sobre temas relacionados às ciências forenses.

Beneficiário
Acadêmicos da UNIFAL-MG e de outras instituições; Médicos-Legistas; Peritos oficiais e judicias; Antropólogos forenses bem como todos aqueles que se interessem pelo tema.