RENOVAFLORA: INTEGRANDO CONHECIMENTO E CONSERVAÇÃO

Apresentação
O programa “RenovaFlora: Integrando Saber e Preservação” apresenta uma variedade de iniciativas interdisciplinares articuladas e convergentes nas áreas das Engenharias, Ciências Ambientais, Agronômicas, Florestais e da Terra. Amparado pelos princípios da educação ambiental inclusiva, o projeto visa melhorar a qualidade ambiental e promover as mudanças de postura, através do fomento a iniciativas direcionadas à recuperação ambiental de áreas degradadas, cultivo e produção de alimentos, produção de mudas de espécies florestais nativas, reutilização de recursos naturais renováveis, reaproveitamento de resíduos e ao bem-estar social. A proposta vem reforçar as atividades de comunicação socioambientais da Universidade junto à comunidade local, e ao unir diferentes campos do conhecimento e envolver a comunidade acadêmica, o "RenovaFlora" busca ser um agente catalisador na promoção da sustentabilidade e da conservação ambiental, alinhado aos objetivos estratégicos do PDI Institucional.

Objetivos
O programa objetiva a inclusão de alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e sociedade organizada no desenvolvimento de ações relacionadas a conservação, restauração ambiental e uso racional dos recursos naturais, propiciando a melhoria da qualidade de vida a partir de iniciativas pautadas na educação ambiental inclusiva, no desenvolvimento sustentável e em conceitos agroecológicos, de forma a potencializar a mobilização e a conscientização sobre a importância do meio ambiente e de nossas posturas cotidianas. fundamentando o programa nessas dimensões, o projeto contribui diretamente para os eixos temáticos de extensão, pesquisa, e ensino identificados no PDI, reforçando a responsabilidade social e ambiental da instituição.

Justificativa
A implementação do programa "RenovaFlora" justifica-se pela urgente necessidade de enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas e promoção da conservação ambiental de forma integrada e coletiva. O uso de atividades pedagógicas em ações relacionadas a educação ambiental, lastreadas em fortes bases científicas, podem gerar um apelo popular que prioriza a busca pelo conhecimento e entendimento da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais. Certamente, a educação e a conscientização ambiental desempenham um papel importante neste processo. Assim, o Programa não apenas atende às diretrizes ambientais contemporâneas em diferentes escalas, mas também promove uma abordagem que integre o conhecimento acadêmico com práticas sustentáveis concretas.

Beneficiário
Discentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes, servidores e comunidade externa; também a instituição pela intensificação das ações relacionadas a comunicação socioambiental a partir de ações propostas e compartilhamento do conhecimento acadêmico, técnico e científico adquirido.