GESTÃO FINANCEIRA APLICADA AO EXCEL

Apresentação
O presente curso visa aprimorar e complementar as ações previstas para a execução do Programa. Trata-se de uma atividade com o intuito formativo, munindo os participantes de conhecimento técnico e operacional das ferramentas de gestão financeira mais utilizadas no dia-a-dia. Com as constantes mudanças e avanços nos meios de comunicação e informação, coletar, organizar e gerar informações úteis e de qualidade tem se tornado uma das grandes demandas dos organizações. Nesses termos, o objetivo do curso é desenvolver habilidades para utilização de planilhas eletrônicas para organização e geração de informações para a gestão financeira seja pessoal ou de organizações.

Objetivos
Especificamente pretende-se: (i) desenvolver familiaridade com as planilhas eletrônicas, reconhecendo sua funcionalidade e importância; (ii) aplicar os conceitos básicos de gestão financeira às planilhas eletrônicas; (iii) elaborar planilhas de gestão financeira, como fluxo de caixa, sistemas de amortização, controle de despesas e investimentos.

Justificativa
O curso se justifica, à medida que se faz importante diversificar a formação dos estudantes, mesclando aos conteúdos teóricos atividades que proporcionem a materialização dos conceitos em ferramentas. Além disso, há a oportunidade de despertar o interesse para explorar a temática. Outro fator relevante refere-se a oportunidade de aprender formas de produção de informações úteis, seja para o cotidiano pessoal ou organizacional.

Beneficiário
Pretende-se que o público-alvo, beneficiário do curso, seja composto por estudantes da UNIFAL-MG, e também, para o público externo, tais como, funcionários de empresas, associações, cooperativas, ONGs, servidores públicos.