I ESCOLA DE INVERNO DE TOXICOLOGIA ANALÍTICA

Apresentação
A I Escola de Inverno de Toxicologia Analítica do LATF, da UNIFAL-MG, a ser realizada no período de 15 a 19 de julho de 2019, das 08:30 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas, no Laboratório de Análises de Toxicantes e Fármacos (LATF), visa apresentar e/ou ampliar os conhecimentos relativos aos principais métodos analíticos aplicados nas diferentes áreas da Toxicologia, tais como Ambiental, Alimentos, Ocupacional, Cosméticos, Forense, Medicamentos e Toxicocinética e tem como público-alvo alunos de graduação, matriculados do segundo ao penúltimo semestre, dos cursos de Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Farmácia e Química, de universidades brasileiras. A Escola será apresentada em um formato de 5 dias de cursos teóricos-práticos e discussões e foi idealizada pelos docentes do conjunto de disciplinas da Toxicologia e pelos discentes e pós-doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e em Química, que desenvolvem seus projetos no LATF.

Objetivos
- Integração dos discentes de graduação com a pós-graduação; - Promoção da difusão de conhecimentos; - Aprimoramento científico e acadêmico; - Preparação de discentes para futuras participações em projetos científicos, nos níveis desde a iniciação cientifica até o doutorado, nos Programas de Pós-Graduação em Química e Ciências Farmacêuticas, da UNIFAL-MG, nos quais estão credenciados os docentes Professores Eduardo Costa de Figueiredo, Isarita Martins Sakakibara e Vanessa Bergamin Boralli Marques.

Justificativa
Quando uma análise toxicológica é requisitada, existem algumas questões a serem respondidas, em relação à finalidade, a seleção da matriz, o agente tóxico a ser pesquisado e o método a ser aplicado, de acordo com as questões anteriores. O grupo de pesquisa “Análise de toxicantes e fármacos” foi criado em 1999 e neste período passou por algumas reformulações, relacionadas à sua denominação, pesquisadores e/ou discentes integrantes na procura de reunir pesquisadores com objetivos comuns voltados para a análise toxicológica de substâncias químicas em matrizes biológicas e/ou ambientais. Assim é meta do grupo desenvolver metodologia de análise toxicológica, ou seja, na proposição de novas técnicas de preparo de amostras e de identificação dos analitos, especialmente através da cromatografia gasosa ou líquida de alta eficiência. Assim, os integrantes do grupo, que são docentes da UNIFAL-MG, possuem grande experiência na área de Toxicologia Analítica e orientam e/ou supervisionam projetos de iniciação cientifica, mestrado, doutorado e pós-doutorado e, portanto, têm como objetivos promover a difusão e a divulgação do conhecimento cientifico, gerado no LATF, aos alunos de graduação, integrando-os com a pós-graduação, por meio de cursos e palestras, preparando-os para futuras participações em projetos, do próprio laboratório ou colaborativos. Uma das linhas de pesquisa do grupo, Métodos de preparo de amostras para a análise de fármacos e toxicantes, tem como objetivo desenvolver novas metodologias para a etapa de preparo de amostras, a qual é considerada a mais trabalhosa e sujeita a erros da marcha analítica. Destacam-se as novas técnicas e materiais, estudados pelo grupo, entre elas, os polímeros de impressão molecular (MIP) e de técnicas miniaturizadas como a microextração em fase sólida (SPME).

Beneficiário
- Graduandos dos cursos de Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Farmácia e Química; - Pós-graduandos que desenvolvem pesquisas em Análises Toxicológicas.