FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA CROMATOGRAFIA GASOSA

Apresentação
Dentre os métodos modernos de análise química, a cromatografia ocupa um lugar de destaque no que se refere à separação, identificação e quantificação de compostos. A cromatografia é um método físico de separação, no qual os componentes a serem separados são distribuídos entre duas fases: uma fase fixa de grande área superficial e outra fase chamada de móvel que percola por esta fase fixa chamada estacionária. Dentre os diferentes tipos de cromatografia pode-se destacar a cromatografia gasosa, cujo nome é atribuído devido sua fase móvel ser um gás. O grande emprego da cromatografia gasosa em indústria e distintos laboratórios faz com que estas empresas exijam profissionais qualificados para trabalharem com esta técnica.

Objetivos
Oferecer aos discentes, através de aulas teóricas e através de experimentos no cromatógrafo, a oportunidade de entrar em contato com a técnica cromatográfica, uma vez que isso não é possível na graduação.

Justificativa
Nos dias atuais tanto indústrias químicas como farmacêuticas ou de biotecnologia exigem um conhecimento sobre cromatografia em suas entrevistas de estágio ou para contratação de um profissional nestas áreas. Neste sentido, o curso visa oferecer este contato do aluno tanto com a teoria mais detalhada sobre a cromatografia gasosa como o contato com o equipamento, sendo portanto, de grande importância para proporcionar aos discentes a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Além disso, os cursos oferecidos sobre cromatografia costumam ser muito caros, não permitindo que muitos dos discentes de universidades públicas realizem estes cursos.

Beneficiário
Alunos dos cursos de química, farmácia e biotecnologia que estão finalizando o curso de graduação ou estão iniciando o mestrado.