METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES

Apresentação
A formação de profissionais, sobremaneira para a área da saúde, cada vez mais demanda pelo uso de estratégias que permitam ao educando desenvolver competências para a atuação satisfatória no mercado de trabalho. Nesse contexto, observa-se que as premissas da educação passiva, denominada de "educação bancária" por Freire (1997), não têm conseguido preparar satisfatoriamente os profissionais para identificar, prevenir e resolver problemas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando as necessidades em saúde da população, as questões epidemiológicas, sociais e fisiopatológicas que influenciam sobre o processo saúde-doença e as condições estruturais, financeiras, tecnológicas e de recursos humanos da saúde no país. Sendo assim, torna-se necessário refletir sobre o processo de formação profissional e desenvolver estratégias que favoreçam o ensino-aprendizagem. Emerge, assim, a importância das metodologias ativas de ensino.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O uso de metodologias ativas de ensino é uma estratégia que permite o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades fundamentais para a atuação de profissionais na área da saúde. Contudo, ainda que seja reconhecida no meio acadêmico a necessidade e a importância de mudar os paradigmas do ensino superior no Brasil, é limitado o número de instituições de ensino superior que lograram êxito na implantação e o uso dessas estratégias devido ao desconhecimento, falta de preparo e dificuldade de aceitação da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes) frente a esse inovador padrão de ensino-aprendizagem. Diante disso, faz-se necessário o desenvolvimento de eventos nos quais pessoas com expertise no uso de metodologias ativas possam explicar sobre tais estratégias, ensinar como aplicá-los e compartilhar experiências que favoreçam sua implantação, suavizando o impacto do processo de mudança no padrão de formação. Destaca-se que em cursos na área da saúde como Farmácia, o uso de metodologias ativas de ensino passará a ser obrigatório a partir de 2019 nas instituições de ensino superior, conforme regulamentam as novas Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas em setembro de 2017. Destaca-se que, para a realização do evento, aproveitaremos a vinda do palestrante a Alfenas-MG em decorrência de outros compromissos por ele assumidos na cidade. Assim, o evento poderá ser realizado sem custos para os participantes, os organizadores ou a UNIFAL-MG.

Beneficiário
Serão beneficiários diretos os docentes, técnicos administrativos e discentes da UNIFAL-MG, além de possíveis interessados da população de Alfenas/MG.