ACOLHIMENTO E APADRINHAMENTO DOS CALOUROS DO CAMPUS POÇOS DE CALDAS - UNIFAL-MG

Apresentação
O projeto “ACOLHIMENTO E APADRINHAMENTO DOS CALOUROS DO CAMPUS POÇOS DE CALDAS - UNIFAL-MG foi criado pelo PET Conexões de Saberes com o objetivo de proporcionar uma maior integração dos novos alunos à vida acadêmica e ao campus. Os ingressantes, de forma geral, sentem-se inseguros e desorientados principalmente no inicio do curso de graduação. Desta forma, visando minimizar esses problemas, o Grupo PET pretende criar mecanismos de interação entre os calouros e a comunidade acadêmica do campus. O presente projeto pretende estabelecer um espaço de contato permanente com os ingressantes através de várias atividades de inserção desde a recepção, estendendo-se durante toda a graduação. Dentre as atividades estão previstas a realização de palestras, minicursos, jogos on-line, e outros eventos de integração. Os principais temas das palestras serão: oportunidades na universidade (extensão e iniciação científica), estratégias de estudo, gestão do tempo, elaboração de Curricula Lattes.

Objetivos
a) Realizar ações de envolvimento e acolhimento aos ingressantes (visitas técnicas, palestras, mostras, jogos on-line, eventos de integração dentre outros). b) Criar um programa de Tutoria dos veteranos com os ingressantes (apadrinhamento de calouros);

Justificativa
É notória a carência de vários ingressantes ao chegarem na universidade, seja por questões adaptativas ou interativas. Uma vez que, ainda não se formou uma cultura entre os discentes veteranos, como se vê algumas universidades mais antigas como, por exemplo, o campus sede da Unifal-MG, de interação e apoio da comunidade aos recém chegados. Atualmente no campus Poços de Caldas há algumas atividades de integração como o “Calouro Cidadão” que acontece na primeira semana de aula e a recepção na fase de matrícula. Há ainda um programa de apoio pedagógico e psicológico, dado que um dos fatores de evasão é a dificuldade de acompanhar os conteúdos ensinados na graduação. No entanto, muitos ingressantes, por não se sentirem integrados na comunidade acadêmica, sentem dificuldade em pedir ajuda com as questões relacionadas à graduação, gerando sentimentos negativos ligados aos processos do ensino superior, o que pode ocasionar perda de motivação e até abandono dos cursos. Portanto, o presente projeto visa aproximar mais a relação entre os alunos os ingressantes e a comunidade acadêmica que pode trazer melhorias na adaptação dos ingressantes à universidade e melhor relação com os veteranos, visto que o foco principal é fazer com que haja mais interação dos ingressos com meio acadêmico.

Beneficiário
Discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e das Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Minas do Campus Poços de Caldas. Comunidade acadêmica em geral.