Apresentação
Jogos digitais despertam o interesse de pessoas de todas as idades, classes sociais e formações. Através do entretenimento, eles proporcionam momentos de diversão, alívio do estresse, estímulo ao raciocínio, divulgação de conhecimentos e promoção de produtos. Entretanto, para alcançar esses objetivos, as equipes de desenvolvimento devem ser compostas por pessoas de diversas áreas, que dominem as ferramentas disponíveis, sejam criativas e resilientes. Estudantes do curso de ciência da computação demonstram particular interesse por esse tema, muitos dedicando seu tempo livre para aprender uma variedade de ferramentas e explorar os diversos tipos de jogos digitais disponíveis para smartphones, laptops e videogames. Este programa foi concebido para auxiliar o início das atividades de grupos de estudantes que irão estudar e divulgar estratégias e ferramentas para o desenvolvimento de projetos de jogos digitais em diversas áreas, especialmente na educação.
Objetivos
Estimular o desenvolvimento de aplicativos gráficos, especialmente jogos digitais, voltados para as áreas da ciência e da sociedade. Divulgar os métodos e ferramentas de modelagem e impressão de objetos bi e tridimensionais para a comunidade interna e externa, com foco em estudantes do ensino médio. Fomentar a criação de grupos de desenvolvimento de jogos digitais para novos projetos e para participação em competições (game jams).
Justificativa
Há vários anos, a indústria de jogos eletrônicos e digitais é a terceira área que mais recebe investimentos no mundo, ficando atrás apenas das indústrias bélica e automobilística. O desenvolvimento desse tipo de aplicação gráfica requer conhecimentos específicos sobre as ferramentas e metodologias utilizadas, e pode ser realizado por pessoas de qualquer formação e grau de instrução. Assim, estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, de todas as áreas da ciência, podem participar do desenvolvimento de jogos digitais, especialmente os educativos. Além disso, esses estudantes podem despertar interesse pelas ferramentas de modelagem gráfica e impressão de objetos. Todo esse ambiente gráfico estimula a criatividade, a inovação e a dedicação no desenvolvimento de projetos para diversas áreas da ciência e da sociedade.
Beneficiário
Estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, TAEs, professores e membros da comunidade externa.