#DESAFIOCALOUROPROJETISTA

Apresentação
O projeto #DesafioCalouroProjetista busca contribuir com o desenvolvimento de competências de contextualizar e relacionar questões locais com a situação global relacionadas a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, interagindo com a comunidade na promoção de projetos de melhorias. Consiste em identificar oportunidades de implementação de ações que levem a melhorias nos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável-IDS do Município de Poços de Caldas. Os IDS traduzem por meio de dados, números e informações de uma área de estudo, permitindo mensurar aspectos que influenciam o dia a dia de uma cidade, ajudando a dar um sentido mais tangível e concreto para fatores muitas vezes abstratos, como a qualidade de vida das pessoas ou o nível de vulnerabilidade ambiental. Os Times participantes devem elaborar projetos de intervenção com proposição de melhorias que será julgada por banca avaliadora para ranqueamento.

Objetivos
Objetivo geral: Despertar o papel das ações de extensão universitária na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, aproximando o Campus de Poços de Caldas da UNIFAL-NG da comunidade de Poços de Caldas de forma a disponibilizar o conhecimento acadêmico em prol da transformação social e melhoria dos indicadores de desenvolvimento sustentável do município. Objetivos Específicos: 1- Propiciar a fundamentação técnica em Desenvolvimento Sustentável; 2- Expor os participantes em cenário para prospecção de oportunidades, enfrentar desafios e responder a demandas da sociedade relacionadas ao desenvolvimento sustentável; 3- Propiciar a seleção e uso de técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das informações primárias que levam a construção de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável-IDS 4- Adotar atitude investigativa, de prospecção, de busca e produção do conhecimento, concebendo e projetando soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas; 5- Comprometer-se com a sustentabilidade nas relações entre ciência, tecnologia, economia, sociedade e ambiente; 6- Desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e conexão com a comunidade local.

Justificativa
As ações de extensão são fundamentais para efetuar a conexão da universidade as necessidades da sociedade, devendo assim, estar atentas aos desafios globais contemporâneos que se apresentam. Dentre estes desafios destaca-se a elaboração de uma agenda de intervenções que contribuam com as melhorias almejadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançados até 2030. Esses objetivos são interligados e visam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que todos os países possam desfrutar de paz e prosperidade. O Indice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) do ano base 2023 apontou que o município de Poços de Caldas apresenta nível médio, caindo da posição 591 em 2022 para 900 em 2023 o que torna imperativo uma reação e ações mais efetivas para a melhoria destes indicadores. O ensino e práticas de projetos relacionados a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, aproximam a universidade da sociedade e colocam o conhecimento acadêmico a serviço da transformação social, estando plenamente alinhadas a Política Institucional e missão da UNIFAL-MG. Dentre as competências relacionadas ao meio ambiente previstas nos projetos pedagógicos do BiCT e das Engenharias oferecidas no campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG incluem contextualizar e relacionar questões locais com a situação global, interagindo com diferentes culturas e promovendo soluções sustentáveis. Estes cursos enfatizam a relação entre ciência, tecnologia, economia, sociedade e ambiente, incentivando práticas responsáveis e sustentáveis. A unidade curricular Introdução às Carreiras Científicas e Tecnológicas (ICT114) presente nos cursos ofertados no campus de Poços de Caldas , tem como objetivo despertar nos discentes o papel da ciência e tecnologia no atendimento das necessidades da sociedade para o século XXI, estimulando o uso inicial de técnicas de empreendedorismo e de ferramentas científicas na proposição de soluções para necessidades da sociedade identificadas por eles, metodologicamente inserida como desafios de conceber soluções criativas e fundamentadas no formato de estruturação de projetos de primeiro estágio contemplando sua comunicação e trabalho colaborativo em equipe, com visão social e inclusiva da tecnologia. Já o Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – PIEPEx é um amplo programa de integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à indissociabilidade dos pilares da universidade, e das componentes curriculares não disciplinares do curso. O #DesafioCalouroProjetista se faz necessário para fechar o elo de integração das ações de ensino e pesquisa destinadas ao desenvolvimento das competências relacionadas ao meio ambiente previstas nos projetos pedagógicos do BiCT e das Engenharias oferecidas no campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG que incluem contextualizar e relacionar questões locais com a situação global, interagindo com diferentes culturas e promovendo soluções sustentáveis. Além disso, durante a execução, serão estimulados projetos que causem impacto positivo junto a comunidade de Poços de Caldas e que permitam que os produtos gerados sejam testados socialmente, visando o protagonismo dos discentes em ações sociais que agregam valor ao município e elevem seus indicadores de desenvolvimento sustentável.

Beneficiário
Discentes que estão cursando a unidade curricular Introdução às Carreiras Científicas e Tecnológicas ICT-114, docentes do ICT e o município de Poços de Caldas.