A GRAMÁTICA DO ESPANHOL COMPARADA À DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Apresentação
O curso apresenta diferentes objetivos. Um deles é promover uma reflexão sobre o funcionamento de alguns aspectos da gramática da língua espanhola comparados ao português brasileiro, aspectos estes que manifestam uma inversa assimetria entre essas duas línguas (GONZÁLEZ, 1994), sendo eles a expressão anafórica do sujeito, do objeto direto e do objeto indireto. Outros objetivos são promover uma reflexão sobre o ensino dessa área da gramática do espanhol na Educação Básica, bem como desenvolver as habilidades de compreensão e expressão oral e escrita em língua espanhola tendo em vista os gêneros discursivos.

Objetivos
Os objetivos específicos do curso são: (1) promover uma reflexão sobre o funcionamento da gramática da língua espanhola comparada ao português brasileiro no que concerne à expressão anafórica do sujeito, do objeto direto e do objeto indireto; (2) promover uma reflexão sobre o ensino dessa área da gramática da língua espanhola no Ensino Básico; (3) promover o aperfeiçoamento da compreensão e expressão oral e escrita em língua espanhola para os docentes; (4) propor a elaboração de materiais didáticos a partir da seleção de textos orais ou escritos autênticos que possibilitem a reflexão linguística mediante a língua em uso e também o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e escrita em língua espanhola; (5) discussão de temas contemporâneos que possam promover uma educação cidadã, como a adoção responsável de animais e a discriminação racial e contra imigrantes.

Justificativa
Nos últimos anos, diferentes associações de professores de espanhol de diferentes estados brasileiros e em parceria com as universidades vêm promovendo cursos, oficinas, eventos destinados aos professores de língua espanhola do Ensino Básico e de cursos livres, no intuito de oferecer formação continuada a esse público. Tendo em vista a universidade como um espaço de geração de conhecimento e a necessidade de que o conhecimento gerado possa se refletir no ensino e na sociedade, desde que ingressamos na Unifal, em 2018, temos o objetivo de oferecer um curso de formação continuada aos professores da Educação Básica de Alfenas e região. Nesse sentido, consideramos o "Programa Educador Aprendente", que será oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas em parceria com a Unifal, uma oportunidade para oferecer esse curso aos professores de língua espanhola das redes municipal, estadual e privada. Conforme detectou González (1994) em seu trabalho pioneiro e inédito, as áreas gramaticais que nos propomos a trabalhar no curso apresentam diferenças sintáticas no espanhol e no português brasileiro. Em nossa pesquisa sobre a aquisição/aprendizagem do espanhol por aprendizes brasileiros (SIMÕES, 2010), constatamos que, no âmbito da expressão do objeto direto de 3a pessoa, a gramática não nativa dos aprendizes das gerações mais jovens se apresenta mais permeável à gramática contemporânea do português brasileiro. Essa tendência poderia se refletir em uma maior possibilidade de produção em língua espanhola com características da língua materna dos aprendizes, gerando, portanto, problemas na compreensão dos enunciados por parte de falantes nativos do espanhol. Ao propor uma mais adequada reflexão linguística, na qual o aluno possa observar as diferenças de sentido que implicam a presença ou ausência do pronome na língua espanhola e no português brasileiro, uma vez que se considera também o conhecimento do aluno em sua língua materna, esperamos a superação dos problemas na comunicação, bem como a superação do estereótipo do espanhol como uma língua fácil e cuja aprendizagem não demandaria muita reflexão (cf. CELADA e GONZÁLEZ, 2012).

Beneficiário
Professores de Língua Espanhola da Educação Básica.