DIPER: EM BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Apresentação
Projeto que tem por finalidade desenvolver ações de educação em saúde e cuidado às pessoas com condições crônicas, em especial com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, com o objetivo de estimular o autocuidado, constituir apoio para a convivência com o adoecimento crônico e propiciar experiência da prática profissional. As ações estão alinhadas à Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa e ao Objetivo 3 do Desenvolvimento Sustentável-Boa Saúde e Bem estar, porque contribuem para o bem estar, redução de complicações e mortalidade. Ações fundamentadas nos princípios da integralidade, da Clínica Ampliada e do Autocuidado Apoiado e desenvolvidas por meio de oficinas, organização de eventos e divulgação de ações de educação em plataformas virtuais e de modo presencial, para aqueles com feridas complexas que necessitam de avaliação e acompanhamento. As experiências vivenciadas possibilitam aos integrantes o aprendizado social e político, exercendo o papel de cidadão.

Objetivos
Analisar as dificuldades para a convivência com o adoecimento crônico; Levantar as necessidades de cuidado; Construir e divulgar ações de educação em saúde sobre a doença, as complicações, o tratamento e os cuidados; Proporcionar orientações sobre os direitos do usuário do SUS com vista ao empoderamento e a participação popular; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Contribuir para o aperfeiçoamento das atividades docente, discente e de pesquisadores participantes do projeto; Elaborar material didático-pedagógico; Produzir e divulgar conhecimentos científicos.

Justificativa
Esse projeto foi implantado em 1991 e no decorrer destes anos vem desenvolvendo suas ações para e com as pessoas com condições crônicas, com vistas ao empoderamento e ao estímulo ao autocuidado, atuando como importante suporte. Sua importância deve-se a alta prevalência das condições na população brasileira, o que tem corroborado para elevar os índices de incapacidades, aposentadorias precoces e de mortalidade em decorrência dos fatores que interferem na adesão ao tratamento e na convivência com a cronicidade. Constitui espaço para reflexão e formação do profissional de saúde para atuar com as pessoas com condições crônicas. As ações do projeto têm resultado em desdobramentos como TCC, IC, dissertações de mestrado.

Beneficiário
Pessoas com idade superior a 18 anos com condições crônicas em especial com Diabetes mellitus e/ou Hipertensão Arterial. Pessoas com condições crônicas e feridas complexas. Discentes e docentes que integram o projeto. Comunidade acadêmica e a sociedade.