CONSCIÊNCIA: CONSUMISMO E CIÊNCIA

Apresentação
O Projeto Consciência: Consumismo e ciência surgiu a partir de demandas socioecológicas e das perspectivas sobre sustentabilidade e consumismo que são pouco trabalhadas na comunidade em geral. Visando criar uma consciência ambiental na população, este projeto pretende trabalhar, por meio de ações de promoção da saúde, atividades físicas, recreativas e culturais, assim como oficinas, vídeos e podcasts temáticos voltados para a melhora da qualidade de vida, preservação ambiental e uma visão sobre saúde mental, uma vez que esta está interligada com o meio em que o indivíduo está inserido. Essas atividades serão oferecidas à comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e à comunidade externa, ou seja, moradores do Residencial Alfenas, em parceria com o Programa Cidade Escola da Prefeitura Municipal de Alfenas.

Objetivos
Incentivar a população alvo a adotar práticas de consumismo consciente, hábitos sustentáveis, alimentação saudável a partir da construção de espaços comunitários de diálogo; promover oficinas, vídeos e podcasts a fim de desenvolver aprendizado e compreensão sobre a temática; desenvolver habilidades e criatividade em oficinas com material reciclável e atividades físicas, recreativas e culturais para promoção da saúde e manutenção de hábitos saudáveis.

Justificativa
Com o crescente aumento no consumismo exacerbado da população, tem se a necessidade de uma educação e conscientização a respeito da importância da preservação ambiental e do meio no qual estão inseridas. Dessa forma, o projeto visa uma educação em relação ao consumismo, qualidade de vida, formas sustentáveis de se criar uma comunidade mais autônoma e sustentável. Voltado, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa, visa desenvolver um olhar mais crítico sobre o consumo adequado dos recursos naturais disponíveis, para assim diminuir os desperdícios e incentivar o consumo consciente, reciclagem e reaproveitamento de recursos para o bem-estar físico e mental dos beneficiários.

Beneficiário
discentes, servidores e comunidade externa