AGRICULTURA URBANA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação
O Projeto "Agricultura urbana: uma ferramenta pedagógica de educação ambiental" surge dentro do Programa Agricultura Urbana e Meio Ambiente como uma forma de organizar o conhecimento sobre as práticas, as histórias e as compreensões da relação entre os sujeitos da comunidade escolar e o ambiente como um todo. Será desenvolvido de forma remota, sendo o Google Meet o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) onde ocorrerão as atividades síncronas e o Moodle o AVA para as atividades assíncronas.

Objetivos
1) Diagnosticar e mapear atividades ligadas à Educação Ambiental desenvolvidas na escola; 2) Construir e sistematizar colaborativamente propostas interdisciplinares de atividades ligadas à agricultura urbana;

Justificativa
As escolas têm papel fundamental na configuração da sociedade, sendo importante para formar cidadãos críticos e ambientalmente conscientes. Segundo Leff (2011), os conflitos ambientais não serão resolvidos apenas pelas ciências, mas também pela mobilização de ações conscientes por parte da sociedade frente à natureza. Neste sentido, evidencia-se a importância da EA voltada principalmente às crianças e adolescentes (BUZZO, 2016). Decorrente da influência do sistema econômico, a sociedade tende a inverter suas condutas sociais e seus valores, refletindo no distanciamento do homem da natureza e na perda de qualidade de vida (MELAZO, 2005). Na medida que a AU trabalha em pequenos espaços nas cidades e destina-se à produção de cultivos e criação de pequenos animais para autoconsumo ou para o comércio local (FAO, 1999, MACHADO 2000), sua prática na escola e no ambiente familiar oportuniza ao indivíduo a percepção de pertencimento à natureza. Segundo Melazo (2005), a partir das sensações percebidas pelos 5 sentidos, os indivíduos atribuem significados e valores ao mundo que nos rodeia. A AU é, portanto, ferramenta de percepção ambiental, pois, ao proporcionar experiências ao tato, paladar, olfato, visão e audição, viabiliza o despertar da consciência do indivíduo para sua relação com o meio ambiente.

Beneficiário
Comunidade da escola parceira e população do entorno da UNIFAL-MG (Campus Varginha)