CONCEPÇÃO DO ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE AREADO (MG)

Apresentação
Tendo em vista a dificuldade de acesso à internet por grande parte dos discentes da educação básica pública em nosso país, a formulação e distribuição de materiais didáticos que tratam da realidade local, como os Atlas Escolares Municipais, tem se mostrado uma ação efetiva para diminuir os impactos negativos da Pandemia de COVID-19 na educação. A proposta de concepção do Atlas Escolar Histórico, Geográfico e Cultural do município de Areado (MG) busca mobilizar docentes e discentes do Ensino Fundamental deste município a construir, colaborativamente, esse material didático. Por meio da articulação entre os preceitos da Cartografia Escolar e da Cartografia Social, propomos uma metodologia que servirá não apenas para conceber o Atlas, mas que irá contribuir com na formação continuada de professores e professoras da Educação Básica e na melhoria das condições de ensino-aprendizagem nesse nível de ensino.

Objetivos
• Capacitar professores(as) e alunos(as), por meio da metodologia da Cartografia Social, a serem sujeitos ativos não só da leitura de mapas, mas principalmente da sua produção; • Sistematizar o conjunto de informações sobre o Município, dentro de uma escala gradativa do conhecimento e com linguagem adequada aos anos escolares a que se destina; • Organizar mapas e cartogramas, elaborados sob o olhar da Cartografia Escolar, textos explicativos e outros elementos que auxiliem na compreensão do espaço geográfico; • Possibilitar o acesso de alunos, professores e comunidade em geral, a informações atualizadas acerca do espaço em que vivem, sua história e sua cultura; • Perceber, representar e conhecer o espaço geográfico em que está inserido, numa visão curricular regional e contextualizada; • Preparar o indivíduo para o exercício pleno da Cidadania; • Favorecer a construção da identidade do sujeito em relação ao espaço em que vive, • Contribuir com a formação continuada dos professores envolvidos no trabalho com o material. • Dialogar com os currículos oficiais, oportunizando às escolas públicas do município de Areado (MG) a efetivar tais propostas.

Justificativa
A Pandemia de Covid-19 tornou ainda mais evidente o abismo que separa as escolas públicas das privadas. Uma dessas discrepâncias se dá pela segregação digital e a dificuldade de acesso de discentes das escolas públicas a materiais didáticos de qualidade. Conceber e tornar acessíveis os Atlas Escolares, como apresentado nessa proposta, é uma ação que busca minimizar os impactos dessa segregação. Destacamos que os Atlas escolares fazem parte do material didático utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, não somente nas aulas de Geografia, mas em outras disciplinas, numa proposta de trabalho interdisciplinar. Dentro do que prevê a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e de acordo com o Currículo de Referência de Minas Gerais, os atlas escolares municipais apresentam uma proposta mais ampla do que simplesmente os atlas geográficos. Eles propõem um trabalho conjunto, de formação continuada, não somente do aluno, mas também do professor, e visam atender às demandas curriculares, escolares e específicas do local, que não constam nos materiais didáticos oficiais. A utilização de atlas escolares possibilita e incentiva a pesquisa pessoal e esclarece ao professor e ao aluno a importância de sua participação na formação do saber. O atlas é um material de referência quando se trata de cidadania e é fundamental no processo de construção da identidade do sujeito com o lugar onde mora. Nesse sentido, os atlas escolares constituem um importante instrumento didático-pedagógico a ser utilizado em sala de aula, pois é elaborado sob a concepção de um objeto de ensino que possibilita uma melhor compreensão crítica e reflexiva acerca da realidade local, posicionando o aluno de maneira responsável e construtiva nas diferentes situações sociais do território. A concepção do Atlas Escolar Histórico, Geográfico e Cultural do Município de Areado (MG), dentro de um processo colaborativo, com a participação de alunos e professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino do município contribuirá para o desenvolvimento socioeducativo do corpo escolar, a partir da compreensão das formas pelas quais a sociedade se organiza e se representa no espaço. Além disso, essa ação se estende para outro município da Microrregião de Alfenas, aumentando o raio de atuação extensionista da UNIFAL.

Beneficiário
Discentes dos cursos de licenciatura em Geografia e Pedagogia; Professores(as) e alunos(as) do Ensino Fundamental da Rede Pública do Município de Areado.