CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIFAL-MG: EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA NA PRODUÇÃO E NA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Apresentação
O presente projeto tem por objeto o trabalho arquivístico em instituição de guarda permanente, a saber, o Centro de documentação da UNIFAL-MG (CEDOC). O acervo em questão é composto por documentação dos séculos XIX e XX, que foram cedidos à UNIFAL-MG pela Prefeitura Municipal de Alfenas em regime de custódia. O objetivo principal da ação será oferecer a discentes de cursos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG e de outras instituições interessadas, possibilidades de trabalho com documentação manuscrita. O projeto atuará em duas frentes: o aprendizado de noções básicas de trabalho arquivístico e divulgação e publicização de acervos de interesse cultural e histórico. A fundamentação teórico-metodológica será feita com base na relação dialógica entre conceitos da Arquivologia e da História, assim como, pelas discussões com as áreas de Patrimônio e História Pública. A ação será projeto componente do Programa de Extensão Laboratório de História Pública.

Objetivos
Conservação e preservação de acervo documental manuscrito Capacitar estudantes de graduação e pós-graduação para ações de extensão, ensino e pesquisa com fontes históricas. Divulgar e publicizar o conhecimento histórico produzido pela universidade e pela sociedade.

Justificativa
Na perspectiva da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), a preservação da documentação sob a guarda do CEDOC deve ser uma das ações prioritárias. Atualmente, o CEDOC tem enfrentado grandes dificuldades quanto a manutenção dos trabalhos de limpeza, conservação e organização da documentação, pois não conta com verbas de nenhuma natureza, bem como não há funcionários nem estagiários que possam exercer funções básicas vitais para o bom funcionamento do órgão. Deste modo, teme-se pela perda de importantes registros documentais devido ao estado crítico de conservação, ação de insetos e animais, além de que o acervo se encontra em local completamente inadequado para os fins de preservação documental. Dadas as condições precárias em que o acervo se encontra atualmente, verifica-se a necessidade de intervenção imediata, para que se evite a deterioração ainda maior de importantes fontes para a história regional. Além disso, o acervo do CEDOC é de grande importância para os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade, que poderão encontrar neste órgão, material de pesquisa sobre diferentes temas relacionados à História, Ciências Sociais, Economia, Geografia, entre outros. Por meio da interlocução com os projetos componentes do Laboratório de História Pública, o projeto desenvolverá ações para qualificar estudantes nas tarefas de limpeza, conversação preventiva, organização e publicização de acervos documentais. O projeto terá importante impacto social e na formação discente. Assim, esta ação de extensão justifica-se como uma contribuição ao trabalho de preservação, organização e divulgação deste acervo, o qual já teve início em anos anteriores, conduzidos pelo Prof. Dr. Alisson Eugenio, da UNIFAL-MG auxiliado por estudantes do curso de História (EUGENIO, 2013). Atualmente, o acervo do CEDOC ocupa uma sala no prédio A da UNIFAL-MG, local onde funciona também o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG. O local é visivelmente inadequado, pois contem infiltrações de água e animais (roedores, pombos), insetos, poeira, etc. O armazenamento da documentação é sofrível, dadas as condições materiais do órgão que não conta com nenhum recurso financeiro por parte da UNIFAL-MG (ROCHA, 2019, p.5-9). Documentos estão se deteriorando rapidamente, visto que são muito antigos e já estavam em estado degradado antes de serem recebidos pela universidade. Deste modo, a presente proposta de ação de extensão visa desenvolver diagnósticos e ações que contribuam para a preservação de um acervo tão rico e importante para a história da cidade de Alfenas, de municípios vizinhos e do Sul de Minas, de modo mais amplo. Cabe à universidade, enquanto instituição, o papel de preservação deste passado, para que futuras gerações tenham acesso ao conhecimento histórico como forma de propiciar experiências de reflexão fundamentais para a construção da cidadania e defesa de direitos básicos. Nessa perspectiva, a presente proposta alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente no que se refere ao objetivo 4 (Educação de Qualidade), item 4.7: "Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável". A educação de qualidade fundamenta-se no acesso ao conhecimento a respeito do patrimônio histórico e cultural (local, regional, nacional, internacional). Esta proposta visa contribuir para a construção conjunta e dialogada de ações que interfiram positivamente na preservação e divulgação de documentos que possuem valor comprobatório, cultural e histórico. Tais ações, serão desenvolvidas em conjunto com a sociedade (universidade, escolas públicas e privadas, instituições de preservação do patrimônio histórico e cultural).

Beneficiário
Estudantes, servidores da UNIFAL-MG, escolas públicas e privadas, instituições de preservação do patrimônio e da memória. Calcula-se cerca de 100 beneficiários por mês, totalizando 600 ao final da ação. Este público é estimado, visto tratar-se tanto de pessoas físicas como jurídicas.