LABORATÓRIO DE LÍNGUAS - LABLIN

Apresentação
O Laboratório de Línguas – LabLin é uma ação de cunho pedagógico, linguístico e artístico-cultural voltada ao ensino de línguas estrangeiras. Objetiva ofertar a discentes e servidores dos quatro campi da Unifal e à comunidade externa cursos regulares de Línguas Estrangeiras nos níveis básico, intermediário e avançado; cursos de conversação; inglês para fins específicos – IFE e minicursos relacionados à cultura das línguas-alvo. Ademais, o Laboratório envolve a formação de professores, a formulação de indagações que subsidiarão pesquisas e a escrita de trabalhos de conclusão de curso e, a partir da relação com disciplinas dos cursos de Letras, é ainda um espaço para a desenvolver a curricularização da extensão.

Objetivos
1. Desenvolver ações que propiciem, aos discentes-professores dos cursos de Letras, oportunidades de aprimoramento de sua formação pedagógica, cultural e linguística por meio da prática de ensino de língua inglesa a membros da comunidade acadêmica da Unifal/MG e da comunidade externa; 2. Trabalhar o ensino de línguas estrangeiras mediado por tecnologias, especialmente por conta da necessidade das atividades remotas que a pandemia impõe; 3. Estimular, a partir da aprendizagem de línguas estrangeiras, associada à reflexão sobre aspectos artístico-culturais, a qualificação profissional de discentes e servidores da Unifal/MG, a fim de potencializar as ações que visam à internacionalização da instituição; 4. Incentivar a qualificação profissional de discentes e de membros da comunidade externa, de modo a facilitar sua inserção no mercado de trabalho; 5. Promover o ensino de idiomas associado à realização de atividades artístico-culturais, a fim de formar cidadãos críticos preparados para intervenções socialmente qualificadas no mercado de trabalho e na comunidade em que vivem; 6. Fortalecer espaços em que sejam efetivados diálogos acadêmicos e interculturais entre discentes brasileiros e discentes, pesquisadores e/ou docentes estrangeiros; 7. Consolidar espaços nos quais sejam efetivadas trocas interculturais entre Universidade e segmentos da comunidade em seu entorno, favorecendo tanto a difusão do conhecimento acadêmico em língua estrangeira quanto a valorização e circulação de saberes e práticas produzidos pela comunidade externa.

Justificativa
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1998), a aprendizagem de uma língua estrangeira não apenas amplia as possibilidades de atuação do sujeito em sua comunidade e no mercado de trabalho como também possibilita ao aprendiz uma maior consciência do funcionamento da língua materna. Constitui, dessa forma, uma experiência de vida que contribui decisivamente para o desenvolvimento integral do indivíduo como cidadão e profissional, tornando-o capaz de compreender a diversidade de culturas de um mundo globalizado e de construir competências que incrementem suas possibilidades de ser e de agir discursivamente no mundo. Essas possibilidades de agir e interpretar o mundo por meio da aprendizagem de línguas estrangeiras se mostram relativamente restritas para alguns segmentos da comunidade de Alfenas e de seu entorno, particularmente para aqueles em que persistem fragilidades de natureza socioeconômica. Avaliando-se esse contexto, constata-se a relevância e a pertinência da realização de cursos, minicursos e oficinas de línguas estrangeiras gratuitamente. A esta avaliação acrescenta-se a necessidade de qualificar discentes e servidores da Universidade de modo a ampliar as ações de internacionalização da instituição. Ao promover um espaço para que estudantes dos cursos de Letras articulem os conteúdos discutidos em sala de aula a experiências práticas, e para que atuem como agentes de transformação cientes da diversidade sociocultural em que estão inseridos, este projeto se alinha à Resolução do MEC/CNE/Câmara de Educação Superior nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que além de reafirmar a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, caracteriza a extensão universitária como atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. (MEC/CNE/Câmara de Educação Superior, 2018, p. 49) Ademais, os cursos e oficinas promovidos pelo LabLin, pensados a partir de uma perspectiva intercultural, vão ao encontro do que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de inglês - e aqui estendemos ao ensino de outros idiomas -, a qual versa sobre a premência do acesso “aos saberes linguísticos necessários para engajamento e participação, contribuindo para o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da cidadania ativa, além de ampliar as possibilidades de interação e mobilidade, abrindo novos percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos.” (BNCC, 2019, p. 42) Por fim, destaca-se a relevância deste projeto de extensão como agente fortalecedor da formação do profissional de Letras da Unifal/MG à medida que o prepara para os desafios que encontrará após sua graduação, seja nas atividades rotineiras da docência, seja na experiência de conhecer e atuar junto a públicos diversos.

Beneficiário
Discentes e servidores dos quatro campi da Unifal/MG e comunidade externa de Alfenas e região.