MINUTOS MENTAIS

Apresentação
O projeto Minutos Mentais surgiu a partir da necessidade de levar informações baseadas em evidências sobre a temática da saúde mental à comunidade interna e externa da universidade, promovendo uma educação em saúde. Para além disso, as ações visam quebrar o estigma da doença mental, institucionalização de sujeitos e visão biomédica da saúde, abordando a interdisciplinaridade das profissões e a extensa e complexa área do conhecimento que abrange a Saúde Mental. Sendo assim, este projeto visa obter uma maior conscientização da população em relação às pessoas em sofrimento mental e promoção de saúde. Desse modo, as atividades do projeto são compostas pelo desenvolvimento de um cronograma de postagens mensal para as redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp e Spotify. As práticas consistem na elaboração de quadros temáticos para a que envolvem: imagens informativas, podcast, cartilhas, ferramentas midiáticas do Instagram (Reels), vídeos, infográficos e interações com o público.

Objetivos
1) Propiciar reflexões sobre paradigmas e estigmas associados à pessoa em sofrimento mental e ampliar informações sobre a temática; 2) Integrar diferentes saberes através da criação de um espaço de aprendizado compartilhado online utilizando-se de metodologias ativas e com respaldo científico; 3) Estimular a reflexão da comunidade a respeito da área de Saúde Mental, Prevenção de agravos, Promoção à saúde e Reabilitação de sujeitos; 4) Abordar atualizações no campo de Saúde Mental para discentes, docentes e profissionais da Saúde, com a participação da academia na construção de conhecimentos comunitários mais acessíveis.

Justificativa
Tendo em vista a crescente inserção da sociedade em contextos digitais na contemporaneidade, nuances envolvendo os aspectos relacionados ao bem-estar mental tornam-se importantes e necessárias de serem pautadas para melhor adaptação do sujeito em sociedade. Ressalta-se que a pandemia do novo coronavírus tem modificado o mundo, inclusive a comunicação e, nessa direção, a sociedade tem passado por transformações significativas devido à sua importância. Por consequência, torna-se necessário pensar em novos modelos de distribuição de informações entre canais midiáticos. Dessa forma, justifica-se a execução do projeto para que novas estratégias sejam criadas com o intuito de contemplar discussões com a comunidade digital referentes a temáticas que envolvam o contexto da saúde mental na hodiernidade ao estimular reflexões, integrar diferentes saberes, incitar a criticidade nos constituintes sociais e abordar atualizações no que tange a promoção de saúde, prevenção de doenças e reabilitação e reinserção. Logo, o projeto propicia uma ponte dialógica entre a comunidade universitária (docentes, TAEs e discentes) e a comunidade digital e produz um impacto nas relações interpessoais ao permear efetivamente os campos existentes nas relações humanas.

Beneficiário
Discentes, membros efetivos da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental da Unifal- MG, profissionais interessados nas áreas de Saúde Mental, Psiquiatria e Psicologia, servidores, organizações e comunidade.