CIÊNCIAS FORENSES QUÍMICA UNIFAL-MG

Apresentação
A falta de interesse por determinadas áreas das ciências pode estar relacionada a maneira como alguns conteúdos são apresentados. O ensino essencialmente teórico, descontextualizado e distante da vivência diária pode desmotivar e limitar o conhecimento. Em contrapartida, assuntos que aguçam a curiosidade e que permitam aos alunos sair da condição de espectadores e se tornarem autores na construção do conhecimento, são importantes ferramentas de aprendizado. Pensando nisso, nasce o Projeto “Ciências Forenses Química UNIFAL-MG”, o qual através da apresentação de uma problemática relacionada as ciências forense e por meio de subsídios tecnológicos e teóricos práticos utilizará do dinamismo na construção de ambientes interativos de aprendizagem, onde pautando-se no conhecimento das diversas áreas da ciência os participantes se tornaram investigadores.

Objetivos
- Estimular o conhecimento por meio da construção de ambientes de aprendizagem dinâmicos, interativos e interdisciplinar usando-se da área forense e seu rico conteúdo como ferramenta na promoção da curiosidade e solução de problemas. - Paralelamente pretende-se, principalmente nesse momento de atividades remotas buscar caminhos de maior interação Universidade/Escola com foco em melhorias na aprendizagem, motivação dos alunos da escola e universitários, contribuindo também com minimização da evasão dos estudantes. - Trabalhar a temática da área de forense sob seus diferentes aspectos científico, econômico e social. - Apresentar as principais alternativas que auxiliam a resolução de problemas e colaboram com a elucidação de crimes, abordando a base teórico-prática interdisciplinar envolvida em cada ferramenta. - Propiciar situações em que o estudante se sinta parte da situação nas mais diversas etapas, onde poderá dispor de ferramentas lúdicas, tecnologias digitais, conhecimento científico e testes de laboratório na busca pela resolução do problema proposto.

Justificativa
O interesse por determinados assuntos pode estar intimamente relacionado a maneira como o conteúdo é exposto aos estudantes. Considerando os recursos digitais que dispomos hoje bem como o crescimento das diferentes áreas da ciência percebe-se que um ensino mais dinâmico baseado na experimentação, correlação com situações cotidianas favorecem o ensino e aprendizagem. Esses espaços viabilizam a construção colaborativa do conhecimento de forma natural. Além disso, uma metodologia de ensino mais participativa, onde o aluno passa a ser autor principal no processo de aprendizagem tende a oferecer maior assimilação de conteúdos, despertar espírito crítico, autonomia e maior interesse pelas ciências.

Beneficiário
Alunos e Professores de escola pública de Alfenas (E. E. Judith Vianna nessa 1ª fase, graduandos, pós-graduandos, TAEs, professores da Unifal-MG, comunidade externa as quais as atividades propostas possam ser vivenciadas.