PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EM PROCESSAMENTO DE MINÉRIOS

Apresentação
O Presente projeto propõe a execução de trabalhos de prestação de serviço em processamento de minérios atendendo às necessidades técnicas de indústrias de mineração e correlatas, por meio da condução de experimentos laboratoriais e do tratamento/interpretação de dados. A execução dos serviços será realizada, sob demanda, em fluxo contínuo, durante 5 anos. Cada prestação de serviço terá uma equipe com qualificações necessárias ao cumprimento das tarefas exigidas. Os recursos arrecadados serão empregados na execução dos serviços e na estruturação da UNIFAL-MG. Esperamos atender às demandas das empresas, além de beneficiar a Universidade e às equipes executoras.

Objetivos
• Buscar empresas e demandas laboratoriais ou de tratamento de dados que possam ser trabalhados na forma de prestação de serviço; • Executar experimentos em escala piloto e laboratorial; • Elaborar relatórios técnicos com detalhamento da metodologia e resultados dos trabalhos laboratoriais; • Aplicar ferramentas adequadas no tratamento e interpretação de dados industriais; • Elaborar relatórios técnicos do tratamento e interpretação de dados industriais; • Organizar o planejamento e a gestão de aspectos técnicos, financeiros e de pessoal; • Estreitar o relacionamento com empresas de mineração e correlatas para atrair novas oportunidades de parcerias para a UNIFAL.

Justificativa
O Laboratório de Engenharias da UNIFAL-MG, Campus de Poços e Caldas, conta com equipamentos adequados para a realização de experimentos que simulam, em escala piloto e de bancada, operações industriais de cominuição por britagem e moagem, peneiramento, classificação, flotação, separação magnética, pré-tratamento térmico, e lixiviação. Sendo assim, somos capazes de atender às empresas de mineração desenvolvendo trabalhos de otimização e criação de estratégias industriais. Com a redução dos investimentos governamentais nas Universidades públicas, os pesquisadores devem buscar fontes alternativas de financiamento para a estruturação e manutenção de seus laboratórios. Tal demanda pode ser suprida com o desenvolvimento de trabalhos de prestação de serviço em parceria com empresas privadas capazes de fomentar o desenvolvimento de tecnologia na busca de soluções inovadoras para suas operações. No caso de desenvolvimento de soluções a longo prazo, é comum caracterizar os projetos como pesquisa técnica e científica. Tais projetos podem ser desenvolvidos ao longo de um a dois anos (ou mais) por alunos de Iniciação Científica e Mestrado, e os dados são, geralmente, publicáveis. Como exemplo, recentemente, eu aprovei dois projetos de mestrado (um em andamento e outro para início em 2021) financiados por empresa de mineração multinacional com operação local. No entanto, existe também, por parte das empresas de mineração e metalurgia, a demanda de soluções emergenciais em que há a necessidade de respostas em prazos curtos, como por exemplo de 3 a 6 meses. Para podermos atender a tais demandas precisamos ser capazes de oferecer serviços com agilidade. O presente projeto tem como objetivo apresentar soluções em processamento de minérios, atendendo às demandas de curto prazo das empresas de mineração e correlatas. As prestações de serviço trazem uma série de vantagens à Universidade e à sociedade, com por exemplo (i) angariamento de recursos que podem ser empregados nas mais diversas necessidades da universidade como estruturação laboratorial (compra de equipamentos e consumo), estruturação predial, bolsas de alunos, diárias para trabalhos de campo, e manutenções diversas; (ii) estreitamento da relação com empresas do setor privado que podem, inclusive, conduzir a projetos de pesquisa; (iii) profissionalização e criação de oportunidades de emprego para alunos de graduação e pós-graduação que podem trabalhar no desenvolvimento dos serviços de forma remunerada; (iv) qualificação de pesquisadores e divulgação de seus trabalhos; (v) fortalecimento dos projetos de extensão universitária por meio do atendimento ao setor privado; (vi) e divulgação da Universidade e de suas atividades no sentido de aumentar sua visibilidade e prestígio.

Beneficiário
• Docentes da UNIFAL-MG prestadores do serviço; • discentes da UNIFAL-MG executores dos serviços; • empresas de mineração e áreas correlatas usuárias do serviço; • UNIFAL-MG; • comunidade da UNIFAL-MG e de Poços de Caldas.