CURSO MODULAR TEMÁTICO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Apresentação
O curso aqui desenvolvido tem como objetivo proporcionar aos professores e professoras da rede Municipal de Alfenas, Areado, Campos Gerais e Poços de Caldas, contato com diferentes abordagens teóricas e metodológicas voltadas para o âmbito pedagógico. Nesse curso, as professoras terão contato com discussões nos diferentes campo da educação, das artes, da saúde, da educação digital, gestão educacional e meio ambiente com o objetivo de vivenciar experiências que auxiliem a compreensão dos processos que envolvem o repensar o cotidiano da sala de aula. A partir do material disponibilizado no ambiente virtual moodle, as professoras e professores terão acesso a textos, vídeos, tarefas, ambientes de trocas de experiência e de diálogos como fóruns e nos diferentes recursos disponibilizados pelo moodle, que irão auxiliá-las na produção de significado e reflexão no que diz respeito às ações que já realizam em seu cotidiano. Será ministrado por professores(as) da Unifal e de outras instituições.

Objetivos
1. Proporcionar aos professores e professoras das redes Municipais de Educação de Alfenas, Areado, Campos Gerais e Poços de Caldas, contato com diferentes abordagens teóricas e metodológicas voltadas para o âmbito educacional. 2. Aprofundar, em caráter extensionista, o contato com discussões do campo da educação, da música, da saúde, da educação digital, da gestão escolar e meio ambiente (conforme plano de trabalho anexo). 3 Promover experiências que auxiliem a compreensão dos processos que envolvem repensar o cotidiano da sala de aula. 4. Auxiliar na produção de significado no que diz respeito às ações que já realizam em seu cotidiano, a partir das interações propiciadas entre docentes e material disponibilizado no ambiente virtual moodle

Justificativa
Estabelecimento de em um movimento de interação entre docentes da Universidade e professoras da rede de ensino para que dialoguem em torno das experiências práticas e reflexivas em relação à realidade social e da profissão, viabilizando uma formação mais crítica e democrática. Tendo em vista o contexto atual, denominado por muitos estudiosos como Sociedade da Informação (CASTELLS, 1994) e as necessidades por ele geradas, a proposta aqui desenvolvida parte de uma gama de referenciais distintos (educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, entre outros) que nos ajudam a ampliar os espaços de diálogo e democracia nos centros educacionais, por meio da realização de um curso que envolverá a discussão de práticas de ensino e de aprendizagem focadas na formação continuada de professores em uma perspectiva democrática e crítica.

Beneficiário
Professoras das redes municipais de ensino das cidades de Alfenas Areado, Campos Gerais e Poços de Caldas, entre elas: professoras da educação infantil, do berçário, do ensino fundamental e ADHs