ATIVIDADES DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ÊNFASE EM CONTEÚDOS E ABORDAGENS DA FÍSICA

Apresentação
O curso Atividades de Ciências para o Ensino Fundamental: ênfase em conteúdos e abordagens da Física visa contribuir com a prática de professores do Ensino Fundamental, apresentando sugestões de atividades associadas ao eixo temático Matéria e Energia da Base Nacional Comum Curricular, que possam ser desenvolvidas com alunos em aulas de Ciências. Durante o curso serão mediados conteúdos de Física contemplados nas atividades propostas, assim como serão discutidas algumas abordagens características da área de Ensino de Ciências. Pretende-se criar um espaço em que os participantes possam refletir sobre os limites e possibilidades do Ensino de Física no Nível Fundamental, além de compartilhar suas experiências escolares nessa área.

Objetivos
Apresentar e discutir atividades voltadas ao Ensino Fundamental que contemplem conteúdos do eixo temático Matéria e Energia, da Área de Ciências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com professores e professoras do Ensino Fundamental. Mediar e discutir conteúdos de Física associados aos temas Energia; Nanotecnologia; Materiais e Física e Saúde. Mediar e discutir abordagens para o Ensino Fundamental a partir de artigos de pesquisa da área de Ensino de Ciências, em especial: Experimentação; Investigação; Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade; História da Ciência; Animações/Simulações e Leitura; Criar um espaço em que professores e professoras possam compartilhar suas experiências no Ensino de Ciências e refletir sobre os limites e possibilidades das atividades apresentadas durante o curso.

Justificativa
O desempenho de alunos brasileiros em testes internacionais na área de Ciências e Tecnologia é baixo. Além disso, pesquisas apontam que grande parte da população brasileira consome produtos tecnológicos mas não compreende os fundamentos científicos que embasam o seu desenvolvimento. Notamos que crianças pequenas têm curiosidade por fenômenos científicos e apreço pela Ciência, mas essas características parecem diminuir durante o processo escolar de forma que observamos alunos que chegam ao ensino médio com aversão pela Física. Assim, o curso aqui apresentado se justifica pela necessidade de melhorias na formação escolar em Ciências, desde os anos iniciais, de forma a conservar a motivação dos alunos e facilitar seu desenvolvimento cognitivo nessa área. O curso também se justifica pela necessidade de atualização do currículo escolar, no sentido de aproximar o que se ensina na escola de desenvolvimentos mais recentes da Ciência e proporcionar um conhecimento que permita aos alunos tomar decisões em uma sociedade profundamente marcada por Ciência e Tecnologia de forma consciente, ética e sustentável. É importante notar que nem sempre os professores de escolas públicas têm tempo para refletir sobre sua prática, para atualizar-se e para planejar atividades inovadoras. Ressalta-se ainda que muitos dos cursos de formação inicial não oferecem subsídios aos futuros professores para que eles se sintam seguros durante a abordagem de temas Científicos em sala de aula. Assim, o curso se justifica também pela necessidade de formação e atualização de professores em exercício, pretende-se facilitar o seu trabalho de planejamento e reflexão sobre atividades científicas voltadas para o ensino fundamental.

Beneficiário
Professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) da prefeitura de Poços de Caldas - MG