SAÚDE MENTAL, EQUILÍBRIO E ALTA PRODUTIVIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Apresentação
Alunos de medicina, geralmente, tem apresentado estresse crônico por se sentirem culturalmente pressionados, pois o curso que exige muita dedicação e responsabilidades. Somando a estes fatores a sociedade vive hoje o período de quarentena para evitar a disseminação do coronavirus, fecharam-se escolas e universidades, foram suspensos os encontros presenciais de ensino e aprendizagem, o que afetou as fases fisiológicas da vida, trazendo muitas preocupações individuais e coletivas, isto tem ocasionado repercussões na saúde emocional. No entanto, diferentemente, os discentes de Medicina têm uma compreensão mais profunda da doença, deixando-os ainda mais ansiosos durante este período pandemia. Estes fatos têm gerado consequências intensas entre os estudantes que tiveram que adaptar a um tipo de ensino e aprendizagem a longa distância, nada habitual. Estão sendo preciso conciliar aulas virtuais com a rotina familiar, o medo da doença e distanciamento social as exigências acadêmicas.

Objetivos
Eixo de Extensão: Incentivar os acadêmicos a praticar atividades em que se tornem mais produtivos, atentos e focados. Introduzir programas de meditação, respiração e exercícios físicos para o desenvolvimento do equilíbrio mental e físico. Acolher voluntariamente os estudantes através da escuta amiga e solidaria e terapêutica quando necessário. Eixo de Ensino: Complementar a vivência teórico-prática dos alunos da graduação da comunidade FAMED em relação à Saúde Mental, numa visão integralista. Eixo de Pesquisa: Nortear respostas sociais de curto e de médio prazo no enfrentamento do período per e pós-pandemia fomentando a produção de extensão e produção científica.

Justificativa
Levamos em consideração que a vida acadêmica exige dedicação, disciplina e produtividade, o que depende de equilíbrio, bem estar físico e mental. As universidades têm implantado programas de apoio aos universitários que apresentam alterações de humor, estados depressivos, ansiosos e baixo rendimento acadêmico. Neste sentido, pensamos em um programa de extensão, que atenda o maior número de alunos que apresentem transtornos psíquicos, dificuldades de aprendizagem e perda de período. Como mencionado anteriormente, práticas simples aplicadas diariamente, podem ajudar o nosso acadêmico a sentir melhor consigo mesmo, mais produtivos, de bem com vida e com o meio o qual está inserido. Portanto, neste projeto estamos pensando na saúde mental, na integralidade humana com um olhar holístico da saúde. Levando em consideração o distanciamento social, uma possibilidade de ação para o apoio emocional seria a escuta amiga e solidaria um método que contribui que o aluno fale de suas questões, sentimentos e diminua a sensação de isolamento.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal de Alfenas e de outras instituições de ensino.