CURSO INDICADORES DO MERCADO DE TRABALHO: CONCEITOS E INDICADORES SEGUNDO RECORTES A PARTIR DA PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS CONTÍNUA

Apresentação
O curso será realizado em parceria com professores externos à UNIFAL-MG e contará com a participação da Dra. Rosana Ribeiro (IE-UFU) e do Ms. Guilherme Silva Araújo. Este curso versará sobre sobre indicadores do mercado de trabalho gerados a partira da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) e terá duração de dez semanas. A carga horária total será de 90 horas. As atividades serão desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem. O conteúdo será desenvolvido em duas unidades. Em cada unidade, o material e o conteúdo serão disponibilizados na plataforma. As avaliações perfazem um total de 100 pontos e a nota mínima para aprovação no curso será de 60 pontos.

Objetivos
-Apresentar noções básicas sobre o PSPP, PNADC e estatísticas introdutórias; -Abordar a conceituação e estimação dos principais indicadores do mercado de trabalho.

Justificativa
O uso de softwares estatísticos no tratamento de microdados é importante porque permite gerar indicadores sociais úteis em análises e estudos científicos. Especificamente, o conhecimento propiciado pelo manuseio de microdados que permite gerar indicadores de mercado de trabalho, bem como, a construção destes indicadores possibilita a compreensão sobre o funcionamento do mercado trabalho. Ainda não há cursos sobre a PNADC que utilizem o PSPP, o que torna este curso inovador. Além disso, o curso abordará o manuseio de um software livre e de fácil acesso como o PSPP. Isto é relevante e possibilitará o estabelecimento dos mais diversos recortes espaciais dentro da PNADC que permitirão aos cursistas explorarem os indicadores apresentados.

Beneficiário
Acadêmicos, estudantes, sociedade civil e demais interessados na compreensão e cálculo dos indicadores do mercado de trabalho por meio da PNADC e no uso do software PSPP para tais estimativas.