CICLO DE DEBATES: DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DAS ARTES E DAS MÍDIAS

Apresentação
O Ciclo de Debates: Direitos Humanos através das artes e das mídias é uma ação extensionista em formato de evento que busca discutir, por meio da oferta de cinco minicursos articulados, realizados de 19 de agosto a 14 de dezembro de 2021, como mídias e objetos culturais refletem sobre questões relativas aos direitos humanos. Voltados para a comunidade externa, sobretudo para professores da Educação Básica e Superior, os cinco minicursos propostos articulam temas dos direitos humanos com formas literárias e midiáticas, buscando compreender as estratégias de construção de sentido destas por meio de uma leitura refletiva e crítica. O evento conta com professores-pesquisadores de outras instituições de ensino.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) observa, em seus objetivos, a necessidade de estabelecimento e elaboração de projetos sobre direitos humanos, para estimular “a reflexão, o estudo e a pesquisa voltados para a educação em direitos humanos” e “oportunizar ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na educação em direitos humanos”. (BRASIL, 2018a, p. 14, 16). No caso de ações de extensão, faz-se necessário destacar que "Na extensão universitária, a inclusão dos direitos humanos no Plano Nacional de Extensão Universitária enfatizou o compromisso das universidades públicas com a promoção dos direitos humanos. A inserção desse tema em programas e projetos de extensão pode envolver atividades de capacitação, assessoria e realização de eventos, entre outras, articuladas com as áreas de ensino e pesquisa, contemplando temas diversos". (BRASIL, 2018a, p. 24). O fato de a Constituição de 1988, após um longo período ditatorial, ter elegido a dignidade da pessoa humana como um de seus fundamentos, aponta para a necessidade de políticas públicas e educacionais voltadas para populações em situação de vulnerabilidade jurídico-social e econômica, para o combate a desigualdades e exclusões sociais. Ações de extensão focadas na formação de um leitor crítico e promotor dos direitos humanos respondem, portanto, a uma demanda social urgente, se quisermos construir uma sociedade justa, democrática e inclusiva. O Caderno de educação em direitos humanos, de 2013, esclarece que toda ação focada nos direitos humanos “deve conscientizar acerca da realidade, identificar as causas dos problemas, procurar modificar atitudes e valores, e trabalhar para mudar as situações de conflito e violações dos direitos humanos, trazendo com marca a solidariedade e o compromisso com a vida” (BRASIL, 2013, p. 34). É atento a essa diretriz que a atividade de extensão aqui se constrói, entendendo que é necessário que todos os participantes desta se debrucem sobre realidades de violação dos direitos humanos e de exclusão para propor formas de enfrentamentos diversos, engajando-se na ideia chave para compreensão dos direitos humanos, que se dá no reconhecimento de “que aquilo que consideramos indispensável para nós é também indispensável para o próximo” (CANDIDO, 1995, p. 239). Trata-se, pois, de promover um processo de alteridade e de empatia, permitindo que os participantes da ação saiam de si e reconheçam o outro, igual e diferente, todos sujeitos de direito. Nesse processo, a leitura de objetos culturais, como a literatura, e de textos midiáticos, é um fator de suma importância, na medida em que a arte ajuda seu leitor a se colocar no lugar do outro, promovendo a conscientização sobre discriminações e violações dos sujeitos.

Beneficiário
Comunidade externa, sobretudo professores da Educação Básica e Superior e interessados no tema.