ECP: ESTRATÉGIA DE CUIDADO NA PANDEMIA DE COVID-19

Apresentação
O projeto é uma proposta com previsão de início em junho de 2021, que tem por finalidade instrumentalizar docentes; discentes e profissionais de saúde; técnicos administrativos em educação e a comunidade em geral com informações e orientações científicas sobre as formas de prevenir a infecção pelo vírus SARS-CoV-2 que causa a doença COVID-19 e de reabilitar os pacientes que apresentam síndrome pós-COVID. Para tanto, será produzido materiais educativos e de informações como folder, manual de orientação, flyer, entre outros; além disso, haverá atividades educativas online com a participação dos docentes do projeto e com profissionais de saúde que vivenciam a experiência do cuidado durante a pandemia de COVID-19, assim como reuniões com docentes e discentes do projeto.

Objetivos
- Contextualizar a pandemia de COVID-19 no cenário nacional e internacional; - Ampliar o conhecimento sobre os meios de contaminação pelo SARS-CoV-2; - Identificar os sinais e sintomas relacionadas a COVID-19; - Discorrer as medidas de prevenção pelo vírus SARS-CoV-2; - Desenvolver competências e habilidades frente a assistência na reabilitação dos pacientes que apresentam síndrome pós-COVID.

Justificativa
Faz se necessário que os discentes do curso da área da saúde e profissionais de saúde tenham habilidades e competências técnico-cientificas para promover estratégias interventivas de autocuidado à população e que possam contribuir na prevenção e na assistência ao paciente com síndrome gripal ou com COVID-19 e, na reabilitação dos pacientes que venham apresentar síndrome pós- COVID. Para tanto, é relevante ofertar cursos, palestra e elaboração de materiais que abordem precauções padrão; medidas de segurança, de prevenção e de proteção; orientações sobre a pandemia e, cuidados que devem ser adotados para restabelecer a saúde dos pacientes diagnosticados com COVID-19. Com isso, é preciso estabelecer um plano de ação que prepare e capacite os discentes, proporcionando informações e orientações sobre o vírus SARS-CoV-2, os meios que evitam e consequentemente minimizam as chances de se contaminar e disseminar o vírus, bem como assistir aos pacientes que venham apresentar síndrome pós-COVID. Deste modo, o desenvolvimento deste projeto irá contribuir com a aprendizagem dos discentes da área da saúde e ao mesmo tempo os qualificarem para que retornem e desenvolvam suas atividades práticas e de estágios curriculares com maior segurança possível. Além disso, o conhecimento adquirido pelos discentes será compartilhado com docentes; profissionais de saúde; técnicos administrativos em educação e expandido a comunidade em geral.

Beneficiário
Docentes; discentes do curso de graduação da área da saúde; técnicos administrativos em educação; profissionais de saúde e comunidade em geral.