EM OUTRAS PALAVRAS

Apresentação
A promoção do uso racional de medicamentos requer o acesso a informações de qualidade, atualizadas e baseada nas melhores evidências disponíveis na literatura. No Brasil, o Formulário Terapêutico Nacional (FTN) é o documento oficial que contém as monografias sobre os medicamentos padronizados para uso no Sistema Único de Saúde (SUS). Subsidia profissionais de saúde na prescrição e dispensação dos medicamentos necessários aos cuidados em saúde no SUS. Todavia, a linguagem técnica desse documento pode comprometer o acesso a informação por pessoas leigas no conhecimento técnico em saúde, as quais geralmente compõem a maioria do público usuários de medicamentos no Brasil. Frente a isso, este projeto visa elaborar conteúdos com linguagem popular, baseada nas melhores e mais atualizadas evidências científicas, de forma a facilitar o acesso à informação pelos usuários de medicamentos e contribuir com os profissionais de saúde no trabalho de orientação de uso dessas tecnologias.

Objetivos
• Levantar informações atualizadas e baseadas em evidências sobre os medicamentos padronizados para uso no SUS e incluídos na RENAME; • Adequar as informações obtidas de forma que a linguagem seja acessível para pessoas sem conhecimento técnico na área da saúde; • Produzir textos e vídeos educativos animados para divulgação das informações.

Justificativa
O processo indutor ao uso inadequado de medicamentos e o estímulo à automedicação, presentes na sociedade brasileira, são fatores que promovem aumento na demanda pelos medicamentos. Isso requer, necessariamente, a promoção do seu uso racional mediante a reorientação destas práticas e o desenvolvimento de um processo educativo tanto para a equipe de saúde quanto para o usuário (SILVER; CASTILHO, 1998; LIMA et al, 2017). Isso posto, concebe-se que documentos de referência nacional, contendo informações sobre medicamentos e terapêuticas, tais como, lista de medicamentos selecionados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS, protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, formulário nacional da lista de medicamentos selecionados no âmbito do SUS, são fundamentais a qualquer país ou instituição de saúde que busque racionalizar o tratamento de doenças e a utilização dos medicamentos empregados. A racionalização é necessária se considerada a carência de recursos, em termos de profissionais da saúde, medicamentos e insumos, orçamento e tempo de consulta, de muitos países, particularmente, em regiões menos desenvolvidas. Todavia, esse processo de elaboração é complexo e os produtos gerados geralmente possuem linguagem técnica, difícil de ser compreendidas pela maioria dos usuários de medicamentos. Destaca-se ainda que não há, em língua portuguesa, um documento que reúna informações sobre os medicamentos padronizados para uso no SUS em linguagem acessível a pessoas que não possuem conhecimento técnico na área da saúde. Dessa forma, justifica-se a necessidade da elaboração de conteúdo, por meio de textos e vídeos animados.

Beneficiário
Usuários de medicamentos.