DE OLHO NO RÓTULO: CONHECENDO O QUE SE COME

Apresentação
O projeto "De Olho no Rótulo: Conhecendo o que se Come tem sido desenvolvido desde 2013 com propósito de educação para a saúde e de contribuição para que crianças, universitários e seus familiares possam fazer escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis, considerando que em sua maioria, esses públicos são carentes de entendimento na leitura dos rótulos e, consequentemente apresentam baixa frequência de leitura desse instrumento . Sua proposta de familiarizar a comunidade universitária da UNIFAL-MG e crianças, em Alfenas/MG, a respeito das informações apresentadas na rotulagem de alimentos, para que possam ter conhecimento dos componentes que fazem parte dos produtos alimentícios consumidos diariamente e os princípios de uma alimentação saudável. Serão desenvolvidas ações educativas e oficinas no Campus Sede da UNIFAL-MG e em uma Organização Não Governamental (ONG).

Objetivos
Aprender a entender os rótulos dos alimentos; - Conhecer os componentes nutricionais presentes nos alimentos; - Contribuir para adoção de atitudes positivas em relação à escolha dos alimentos, baseando-se em seus rótulos; - Motivar o público alvo a transformarem seus hábitos alimentares, bem como a sociedade em que se inserem; - Colaborar para construção de uma visão crítica a respeito da rotulagem dos alimentos. - Investigar o conhecimento dos participantes em relação à temática central do projeto; - Promover educação nutricional em relação à leitura e compreensão da rotulagem de alimentos.

Justificativa
Atualmente, a presença de alimentos industrializados é constante, na maioria dos lares brasileiros, em parte devido à maior expansão das indústrias e à mudança dos hábitos alimentares. Há estudos que relacionam o consumo desses produtos com algumas doenças, inclusive a obesidade e hipertensão(HISSANAGA; PROENÇA; BLOCK, 2012; AUED-PIMENTEL et al., 2009). Associado a isso, vários trabalhos demonstram que as informações de rotulagem nos alimentos ainda não são bem compreendidas pelos consumidores o que favorece muitas vezes escolhas baseadas em publicidade, praticidade, atratividade das embalagens e informações equivocadas, que culminam no consumo de alimentos pouco saudáveis (MARTINS, 2014). Assim, a inclusão do ambiente universitário para se trabalhar a temática dos rótulos, bem como o das crianças são importantes para estabelecer estratégias de educação nutricional elucidativas e de conscientização para auxiliar, por meio das informações contidas nos rótulos a escolha de alimentos mais saudáveis.

Beneficiário
- Estudantes e demais interessados da comunidade universitária - Crianças que frequentam a ONG SARAI, no contra-turno escolar.