CIENTEC E-SPORTS - FOMENTANDO O VÍNCULO ACADÊMICO ATRAVÉS DOS ESPORTES ELETRÔNICOS

Apresentação
O projeto tem como objetivo a utilização dos esportes eletrônicos (e-Sports) como forma de fomentar o vínculo dos discentes e da comunidade acadêmica com a universidade, promovendo o espírito de equipe e a esportividade entre os discentes e servidores, gerenciado pelo Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia, do BiCT. Podendo se estender a outras atividades, como o ensino de estratégias, jogadas e uso de novas plataformas para os participantes, aulas e sessões de treinamento em diversas modalidades de jogos eletrônicos e até mesmo a integração com outras instituições de ensino fundamental, médio e superior da região, através de treinamentos, programas de acompanhamento e campeonatos locais e regionais.

Objetivos
Promover a união dos discentes para com a universidade e a comunidade acadêmica. Buscando incentivar o aumento da participação do discente com a universidade e comunidade através da representação esportiva em campeonatos eletrônicos; Atrair a atenção da comunidade externa, através da realização de campeonatos virtuais entre os discentes da Unifal-MG e discentes de outras IEs (campeonatos universitários), incluindo a sua transmissão em tempo real através de plataformas de streaming online. Responsabilizar os participantes do projeto pelas ações tomadas neste, buscando desenvolver sua capacidade avaliativa, pensamento crítico, controle emocional e tomadas de decisões; Avaliar a capacidade de trabalho em equipe, buscando a solução mais adequada para determinadas situações, sabendo aceitar as diferenças entre os participantes e suas limitações. Utilizar a estrutura já existente do Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia (CienTec) para auxiliar na gestão, divulgação e manutenção do projeto.

Justificativa
Os jogos eletrônicos se mostraram uma modalidade de esportes estável e bem definida. Já é realidade que essa cultura cresce cada vez mais, gerando novos horizontes de possibilidades para todos. Criando um mercado onde diversas profissões podem atuar, desde o marketing, até a gestão e a administração, os jogos eletrônicos têm se mostrado aptos a comportar sua expansão e solidificar sua existência. Devido a isso, este projeto busca auxiliar os participantes a se desenvolverem e entender como atuar no mercado de jogos eletrônicos, bem como por à prova suas capacidades físicas, intelectuais, estratégicas e de planejamento. Muito parecido com os esportes tradicionais, os jogos eletrônicos buscam extrair o máximo de seus “cyber atletas”, testando seus limites e construindo seu conhecimento.

Beneficiário
Comunidade acadêmica do Campus Poços de Caldas e comunidade externa da região de Poços de Caldas (incluindo outras IES)