EDUCADOR: CONHECENDO E CONTROLANDO A DOR

Apresentação
O Programa Educador: Conhecendo e Controlando a Dor foi idealizado para aproximar os conhecimentos sobre a dor com a prática clínica dos profissionais da saúde envolvidos diretamente no tratamento de pacientes que sofrem de dor aguda, crônica, oncológica e neuropática. O estudo da dor é complexo, demandando dos profissionais informações cada vez mais atualizadas e integradas. A escolha das modalidades de tratamento para o controle da dor deve ter uma base neurofisiológica e neurocientífica, considerando os aspectos biopsicossociais, para proporcionar a melhor avaliação e intervenção possível. Para os alunos participantes, o programa promove o desenvolvimento da prática baseada em evidências, habilidades de avaliação, criatividade e responsabilidade, fortalecendo seu grande interesse pelo programa e reforçando seu compromisso social. O Programa inclui o desenvolvimento de dois projetos, ModulaDor e Educação em Dor (PED), além de um Curso de Semiologia da Dor.

Objetivos
I. Desenvolver um programa amplo de assistência e educação em dor, voltado para profissionais de saúde e a população em geral, visando aumentar o conhecimento e a conscientização sobre o tema da dor. II. Colaborar para a concretização de uma educação em saúde e dor, estabelecendo uma estrutura funcional e protocolos clínicos de avaliação e tratamento que podem servir como diretrizes para profissionais de saúde no manejo da dor. III. Incentivar medidas governamentais que facilitem o acesso gratuito da população a tratamento e medicação analgésica básica, reconhecendo a importância do alívio da dor como um direito fundamental. IV. Sugerir discussões sobre noções básicas de dor, com o objetivo de incluir o ensino sobre o tema nos currículos de cursos de saúde, como medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição e farmácia, garantindo que futuros profissionais estejam bem preparados para lidar com pacientes com dor. V. Qualificar e habilitar profissionais de saúde na área da dor, proporcionando treinamento e conhecimento especializado para que possam oferecer assistência de alta qualidade a pacientes que sofrem de dor.

Justificativa
O compromisso do programa "Educador: Conhecendo e Controlando a Dor" de disseminar conhecimento, desenvolver métodos de avaliação e tratamento, incentivar pesquisas e prestar assistência aos portadores de dor é fundamental para abordar uma necessidade real e não contemplada nos cursos de saúde da UNIFAL-MG. Este programa preenche uma lacuna importante, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, ao fornecer aos alunos e profissionais de saúde as ferramentas necessárias para entender, avaliar e tratar eficazmente a dor em diversas condições patológicas. Além disso, a ênfase na monitorização de intervenções que melhorem a condição dos pacientes, com observância dos preceitos éticos, e a apresentação desses resultados em simpósios e congressos relacionados à área contribuem para a disseminação do conhecimento e para o avanço da prática médica, promovendo, assim, a melhoria da assistência aos pacientes que sofrem de dor. O programa desempenha um papel importante no desenvolvimento de profissionais de saúde mais bem preparados para lidar com as complexidades da dor e, ao mesmo tempo, contribui para o avanço da pesquisa e prática clínica nessa área.

Beneficiário
Acadêmicos da UNIFAL-MG, funcionários terceirizados e servidores da UNIFAL-MG encaminhados via CIAS-UNIFAL, bem como à comunidade externa da UNIFAL-MG através de encaminhamento pelo Centro de Especialidades Médicas e Secretaria de Saúde, mas também a funcionários da "ALFALAGOS".