PET ACOEXA – ADQUIRINDO CONHECIMENTOS NA EXTENSÃO ACADÊMICA

Apresentação
ACOEXA – Adquirindo Conhecimentos na Extensão Acadêmica é uma proposta de extensão como foco no processo de educação em saúde coletiva e transformação social de jovens usuários da internet, em que será realizada uma abordagem de conteúdos atuais de interesse aos jovens, que sejam capaz de motivar, instrumentalizar e contribuir para o desenvolvimento de um comportamento saudável. Os meios de comunicação online e as tecnologias de informação irão contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Logo, as ferramentas utilizadas serão a homepage do PET Enfermagem: https://petenfermagemunifa.wixsite.com/petenfermagem, o Facebook: https://www.facebook.com/petenfermagemunifal/, o Instagram: @petenfermagemunifal, o canal YOUTUBE Pet Enfermagem e GOOGLE MEET. A atividade é motivada pela responsabilidade da universidade, em utilizar o conhecimento científico e empírico para a transformação da realidade social, intervindo em suas deficiências e propondo alternativas de resolução.

Objetivos
Promover uma pedagogia construtivista que favoreça a autonomia de aprendizagens; desenvolver novos e atuais conceitos de saúde; estimular o conhecimentos teórico-prático; propiciar a partilha de informações, de experiência e de conhecimentos com a comunidade acadêmica e externa; fortalecer o trabalho em equipe: capacidade de liderança, comunicação, espírito cooperativo, autonomia e responsabilidade; proporcionar o contato dos estudantes e/ou internautas com profissionais/assuntos da área saúde; estabelecer uma relação autônoma e crítica do aluno e internauta com a sociedade. Oferecer aos PETianos acesso às ferramentas tecnológicas e de comunicação disponíveis na universidade; promover o desenvolvimento de competência de comunicação oral e escrita e de novas experiências de interação acadêmica e cidadã; realizar ações presenciais de educação em saúde na cidade de Alfenas e/ou online

Justificativa
Diante do contexto teórico apresentado na introdução desta proposta, a aquisição de conhecimentos na extensão acadêmica está alinhada à necessidade de uma educação em saúde dinâmica, interativa, atualizada e baseada em evidências científicas, capaz de promover a transformação social dos jovens que buscam informações nas redes sociais. Vale ressaltar que ao oferecer informações de qualidade, com princípios acadêmicos, com abordagem fundamentada no cenário atual, irá prevenir a disseminação vertiginosamente rápida de "fake news", de mentiras eletrônicas, e de comportamento/hábitos prejudiciais à saúde; ao contrário, irá a favorecer uma metodologia de aprendizado globalizada, com a discussão de temas relevante para a formação pessoal e social de cada individuo. A educação em saúde tem o intuito de sensibilizar as pessoas para as mudanças necessárias nas atitudes, a fim de incorporar e promover ações de cuidados, deve acontecer o envolvimento da pessoa e do profissional de saúde no processo educacional, assim os ambos assumem a responsabilidade na prevenção e terapêutica, na utilização dos conhecimentos e desenvolvimento das habilidades para o gerenciamento do autocuidado (ANDRADE et al., 2010). O enfermeiro, membro da equipe interdisciplinar, desenvolve atribuições meritórias de destaque nas ações que influenciam os determinantes da saúde-doença da população, uma vez que sua atuação inclui o desenvolvimento de atividades educativas para a promoção de saúde, seja com todas as pessoas da comunidade, individualmente ou em grupo (BRASIL, 2014). A internet tornou-se parte integrante do sistema de ensino e, especialmente, do processo de comunicação. Dia a dia cresce o número de serviços, informações e facilidades disponíveis online, o que torna as redes sociais e os serviço de comunicação por vídeo importantes ferramentas para a construção de ações educativas e a transformações de hábitos de saúde. Tais ferramentas promovem dinamismo, interatividade, atualização e contentamento na formação do conhecimento, características que favorecem o processo de educação dos jovens. A juventude é fase de valores, comportamentos, interesses e necessidades singulares; o termo possui uma definição polissêmica, interdisciplinar e constrito à realidade sócio-histórica-cultural da experiência humana (Trancolo et al, 2016). Esta fase é repleta de adaptações e mudanças na vida que envolvem vários aspectos pessoais, como a personalidade, as emoções, os contextos vividos e a expectativa dos novos contextos. A formação do comportamento do jovem está intimamente ligada às suas próprias experiências e àquelas partilhadas por outros jovens. Portanto, a troca de experiência entre os jovens universitários e àqueles inseridos na sociedade, utilizando ferramentas de comunicação prazerosas, irá promover o efeito multiplicador do conhecimento e na aquisição de hábitos saudáveis, favorecendo o processo de ensino aprendizagem e gerando melhor qualidade de vida.

Beneficiário
Jovens usuários da rede mundial de computadores. Estudantes e profissionais de saúde, e demais interessados nos fenômenos abordados na proposta.