LIGA ACADÊMICA DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA APLICADA( LAMIM UNIFAL-MG)

Apresentação
A Liga Acadêmica de Microbiologia e Imunologia (LAMIM) nasceu da iniciativa de alguns discentes após cursarem a disciplina de Microbiologia, no 2o semestre de 2017. A LAMIM está sob a coordenação da profa Amanda Latercia Tranches Dias (docente da disciplina de Microbiologia) e coordenação adjunta do Prof. Luiz Cosme Cotta Malaquias (docente da disciplina de Imunologia). Os discentes envolvidos são: Alexander Gabriel Rosa Ribeiro (2016.2.02.019), Cristiane Alves Tulha (2016.2.02.010), Natália Cristina de Melo Santos (2016.2.02.040), Renato Fróes Goulart de Castro (2016.2.02.046), Victor Lima de Sousa Machado (2016.2.02.016). A lliga organiza, semanalmente, reuniões didáticas e de planejamento. Conta com apresentações elaboradas pelos discentes envolvidos e por membros internos/externos convidados. Será composta por discentes matriculados nos cursos da área de saúde e afins. A seleção de novos integrantes será realizada através de edital de seleção com divulgação na página da UNIFAL.

Introdução
Em todo o Brasil, o surgimento de ligas acadêmicas vem crescendo de forma exponencial em diferentes cursos de graduação, atingindo diversas áreas de atuação. Uma liga acadêmica é caracterizada por uma entidade formada por grupos de alunos de diferentes anos da graduação sob a supervisão de profissionais e professores vinculados a Instituição de Ensino Superior ou Hospitais de Ensino (MONTEIRO et al., 2008). Dessa forma, a supervisão dada pelos docentes permite uma participação de forma efetiva na formação, promovendo conhecimento e atuação em áreas específicas não contempladas pelos currículos tradicionais, permitindo aproximação do estudante com as especialidades. Os princípios básicos que regem estas entidades são atividades de pesquisa, ensino e extensão. Historicamente, a primeira Liga brasileira foi criada na década de 1920, na Faculdade de Medicina da USP: era a Liga de Combate à Sífilis, criada por estudantes com o intuito de intervir de forma médica e social num problema de saúde pública. Durante a ditadura militar, as associações estudantis passaram a questionar o ensino universitário e a aplicabilidade dos conteúdos previstos em seu currículo frente às transformações sociais pelas quais passava o País, abrindo espaço nas escolas médicas para o surgimento de novas Ligas Acadêmicas. A partir da década de 1990, com destaque no início do século XXI, novas Ligas foram criadas em todo o Brasil, coincidindo com períodos de reformas curriculares e intenso debate político e acadêmico a respeito do perfil do médico a ser formado (TADAO; FILHO, 2011). Em um contexto local, atualmente, a Universidade Federal de Alfenas conta com uma série de ligas acadêmicas de caráter uniprofissional abrangendo apenas o curso de medicina e algumas ligas multiprofissionais, que abrangem os demais cursos da saúde. A partir desse contexto, a Liga Acadêmica de Microbiologia e Imunologia (LAMIM-UNIFAL-MG) visará atender aos múltiplos saberes atingindo os cursos de graduação das áreas de saúde, visto que a Microbiologia esta presente no contexto clínico, ambiental, industrial, alimentício, laboratorial e a Imunologia tem se mostrado grande alvo de interesse para a produção de insumos farmacêuticos, imunobiológicos e alvo de pesquisas em todo mundo, assim os alunos poderão, através das atividades e reuniões de planejamento, capacitarem-se em ambas as áreas e organizar cursos, simpósios e congressos, desenvolver projetos de pesquisa, participar de atividades de assistência à comunidade em cenários diversos e tomar parte de campanhas e eventos públicos de promoção à saúde. As informações sobre as atividades realizadas pela liga será ordenada em forma de relatórios e enviadas para Pró-Reitoria de Extensão e divulgadas para comunidade pelos meios de comunicação social e acadêmica.

Objetivo Geral
Desenvolvimento do pensamento crítico e difusão de conhecimento através de atividades que integram o ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos Específicos
- Desenvolver projetos e trabalhos científicos nas áreas de Microbiologia e Imunologia. - Implementar ações envolvendo a comunidade. - Realizar cursos, palestras e seminários voltados à comunidade docente e discente da UNIFAL-MG e comunidade externa, agregando também outras ligas acadêmicas dentro da universidade.

Justificativa
Diante da necessidade de integração das várias áreas do conhecimento e da difusão das mesmas, através da interação com a comunidade docente, discente e comunidade externa, justifica-se a proposta da Liga Acadêmica de Microbiologia e Imunologia (LAMIM-UNIFAL-MG). Tal integração apresenta valor crucial na formação do discente, além de estar associada à formação de um profissional engajado e atuante em sua área. visará atender aos múltiplos saberes atingindo os cursos de graduação das áreas de saúde, visto que a Microbiologia esta presente no contexto clínico, ambiental, industrial, alimentício, laboratorial e a Imunologia tem se mostrado grande alvo de interesse para a produção de insumos farmacêuticos, imunobiológicos e alvo de pesquisas em todo mundo, assim os alunos poderão, através das atividades e reuniões de planejamento, capacitarem-se em ambas as áreas e organizar cursos, simpósios e congressos, desenvolver projetos de pesquisa, participar de atividades de assistência à comunidade em cenários diversos e tomar parte de campanhas e eventos públicos de promoção à saúde.

Beneficiário
Membros da comunidade interna (discentes e docentes) e comunidade externa. As parcerias com a comunidade externa, ocorrerão à medida que houver interesse da comunidade externa que for contactada.