CONHECENDO E ORGANIZANDO O ACERVO DO CEDOC

Apresentação
Por meio do projeto Conhecendo e organizando o acervo do CEDOC, pretende-se dar continuidade aos trabalhos de organização do acervo documental (manuscrito e impresso) sob a guarda do Centro de Documentação da UNIFAL-MG, órgão vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG (ICHL). O acervo em questão é composto por documentação dos séculos XIX e XX, que foram cedidos à UNIFAL-MG pela Prefeitura Municipal de Alfenas. Parte da documentação já está organizada e parte ainda carece de passar por limpeza, organização e acondicionamentos adequados.

Introdução
O Projeto Conhecendo e organizando o acervo do CEDOC visa dar continuidade ao trabalho de organização e divulgação do acervo documental do Centro de Documentação da UNIFAL-MG (CEDOC). A ideia é oferecer, por meio de um projeto de extensão universitária, oferecer o acesso aos documentos sob a guarda deste órgão, tendo em vista que nas atuais condições de funcionamento, o CEDOC não tem como receber o público da UNIFAL-MG nem o público externo interessado em consultar documentação histórica referente ao município de Alfenas e região. Esta documentação é composta por livros manuscritos e impressos contendo atas da Câmara Municipal de Alfenas, documentos da Prefeitura de Alfenas contendo registros de impostos sobre comércio e indústria, viação e transporte urbanos, registros de terras, documentação sobre escravos, entre outros. Trata-se de uma acervo bastante rico em possibilidades para o estudo da História da cidade e da região, necessitando, por este motivo, de maior atenção dos agentes públicos envolvidos. Parte da documentação já está organizada e disponível para consulta graças ao esforço realizado pelo Prof. Dr. Alisson Eugênio que deu início ao trabalho de recolhimento, limpeza e organização deste acervo. O trabalho do Prof. Alisson resultou na publicação "Fontes para o estudo da História de Alfenas" (2013). Porém, mesmo com o significativo esforço já realizado, as condições de acesso e consulta aos documentos ainda são muito precárias, pois o local não é adequado e não conta com atendentes qualificados. A intenção, a partir deste projeto, é oferecer capacitação técnica para estudantes da UNIFAL-MG atuarem junto ao CEDOC, colaborando com o propósito de organização e atendimento ao público. Em contrapartida, os estudantes envolvidos no trabalho receberão capacitação técnica para trabalho em arquivos históricos, com evidente ganho teórico e prático em sua atuação profissional.

Objetivo Geral
Continuar o trabalho de organização e divulgação do acervo do CEDOC

Objetivos Específicos
Envolver e capacitar discentes de graduação nas tarefas de limpeza, organização e divulgação dos documentos sob a responsabilidade do CEDOC

Justificativa
Visto a necessidade urgente de criar condições ao menos razoáveis para que o acervo do CEDOC funcione adequadamente, este projeto justifica-se por ser uma iniciativa voltada ao trabalho de preservação de importante patrimônio histórico e cultural para a UNIFAL-MG, para o município de Alfenas e municípios vizinhos, assim como para a sociedade, que se beneficiará com o acesso a um conjunto de documentos de fundamental importância para a preservação e construção de sua própria História. O projeto também tem relevância visto poder contribuir para a construção do conhecimento histórico, principalmente numa região carente de trabalhos historiográficos destinados à análise de suas especificidades históricas. Vale mencionar ainda, a importância que o projeto terá para a formação prática dos discentes dos cursos de História, Pedagogia, Letras, Ciências Sociais, Geografia, entre outros que poderão atuar nas tarefas de básicas que envolvem a preservação do patrimônio cultural representando por este acervo documental. Finalmente, mas não menos importante, deve-se considerar a possibilidade de interlocução com as escolas públicas e particulares da região que, sendo possível, serão convidadas a participarem de ações culturais promovidas com base na documentação trabalhada pelos discentes e docentes da UNIFAÇ-MG.

Beneficiário
Discentes e docentes da UNIFAL-MG. Comunidade externa.