VIDAS EM RODA

Apresentação
VIDAS EM RODA é um projeto de extensão direcionado às escolas públicas do município de Varginha, com o intuito de oferecer aos alunos, professores e familiares, rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e rodas sobre a interação entre educação e espiritualidade.

Introdução
A roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é um espaço onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir de escuta das histórias de vida que são apresentadas durante a roda. Os participantes se tornam co-responsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano. A TCI propõe uma dinâmica que possibilite a partilha de experiências, de dificuldades, alegrias e superações, criando uma rede de apoio aos que sofrem, fazendo das crises uma oportunidade especial de crescimento, focando no sofrimento, não na patologia. Além das rodas de TCI, rodas de conversa específicas abordando o tema espiritualidade surgem da necessidade de levar em consideração a influência de crenças religiosas nas experiências vividas por alunos, professores e familiares. As rodas de conversam podem levar o participante a integrar e adaptar as circunstâncias negativas da vida com mais facilidade, onde interpretações e visões do mundo podem tornar-se mais positivas e realistas. O projeto VIDAS EM RODA inclui as rodas de TCI e rodas sobre a interação entre educação e espiritualidade.

Objetivo Geral
O projeto VIDAS EM RODA tem como objetivo proporcionar um espaço de fala e escuta de alunos, professores e familiares, investindo na ressignificação de histórias de vidas por meio de rodas de TCI e rodas sobre a interação entre educação e espiritualidade em escolas públicas do município de Varginha.

Objetivos Específicos
Apoiar alunos, professores e familiares na descoberta e valorização de seus princípios e potencialidades, favorecendo o desenvolvimento comunitário com fortalecimento dos vínculos sociais.

Justificativa
O projeto visa estabelecer uma relação entre rodas de TCI e rodas de conversa sobre espiritualidade na educação, como ferramenta terapêutica, permitindo uma comunicação articulada com espaços de partilha permanente sobre questões do cotidiano e trabalhos pedagógicos, reformulando o espaço educativo.

Beneficiário
Os potenciais beneficiários desta ação são alunos e professores de escolas públicas do município de Varginha/MG, assim como seus respectivos familiares.