I JORNADA SOBRE ADOLESCÊNCIA: DESAFIOS, VULNERABILIDADES E EMPODERAMENTO

Apresentação
O evento será desenvolvido para adolescentes e educadores da escola estadual Napoleão Salles. O objetivo do evento é trabalhar a intersetorialidade (saúde, educação e comunidade) na compreensão e na abordagem de alguns dos principais temas que circundam a adolescência. Para a definição dos temas iremos avaliar as principais dificuldades reportadas pelos adolescentes durante a condução das rodas de Terapia Comunitária Integrativa e também iremos solicitar que os adolescentes definem as temáticas que acreditam ser importante a abordagem para facilitar o processo do adolescer saudável. Durante o evento iremos realizar a I mostra fotográfica A beleza da adolescência e as suas Lentes - com fotos tiradas por adolescentes residentes neste contexto

Introdução
Preenchimento não necessário

Objetivo Geral
Propor a discussão e a compreensão das principais temáticas que circundam o adolescente contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo, da autonomia, da melhoria da qualidade de vida, da autoestima, o desenvolvimento de uma consciência crítica e relação adequada entre educadores e adolescentes.

Objetivos Específicos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A adolescência é uma fase de grande transformação física, psicológica, sociais e comportamentais (SOARES et al., 2008). Apesar de ser um momento particularmente “saudável” (BRASIL, 2014), a saúde dos adolescentes é uma questão preocupante, uma vez que o modo de vida e os comportamentos podem conduzi-los a situação de risco. Portanto, são necessárias estratégias e ações de intervenções a serem implementadas no meio escolar, com vista a atender as necessidades individuais de cada adolescente, contribuindo para a sua autonomia e empoderamento, sem exclusão social. Viero et al (2015) enfatizam que as ações de educação em saúde com os adolescentes apresentam resultados positivo, uma vez que favorece o diálogo, a troca de experiências e a reflexão sobre o seu próprio comportamento e a necessidade de mudança, contribuindo para o empoderamento e a mudança na qualidade de vida dos mesmos. Além do que, a atividade de educação em saúde é de grande relevância para os discentes do curso de saúde, uma vez que permite aquisição de conhecimento em relação a esse grupo.

Beneficiário
Adolescentes e educadores