UNIVERSIDADE ABERTA: DIÁLOGOS COMUNITÁRIOS

Apresentação
A proposta do Projeto é aberta e livre a participação tanto de servidores técnicos e docentes e estudantes quanto de outros sujeitos sociais oriundos de diferentes comunidades do entorno da universidade. O objetivo principal da presente proposta é de estabelecer uma relação dialógica por meio de variados temas sociais de interesse das comunidades situadas no município de Alfenas. Nesse caso, uma das intencionalidades de fundo é o de proporcionar diálogos entre o saber científico e os saberes comunitários. E mais, a execução do projeto busca de fato atender os propósitos da extensão que consiste em “ação de caráter educativo, cultural e científico, que articula o Ensino e a Pesquisa com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da Extensão Universitária, viabilizando uma relação dialógica entre Universidade e Sociedade”.

Introdução
A Universidade Federal de Minas Gerais (UNIFAL-MG), apesar de mais de um século de existência, enquanto uma autarquia universitária ela é bastante recente (Lei 11.154/2005). Em sua atuação universitária por meio de ações extensionistas contribuem sobremaneira como forma de encurtar distanciamentos existentes entre o saber científico e o comunitário. De fato, ações como essas necessitam cada vez mais serem mais aprofundadas no sentido de chegar até as comunidades no sentido de democratizar para a população Alfenense as atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas no âmbito universitário. De igual modo, um maior conhecimento por parte também da universidade da vida dessa população torna-se também cada vez mais necessário. Desse modo, a proposta do presente projeto é aproximar por meio de diálogos a comunidade acadêmica da comunidade local. Essa aproximação dialógica se justifica, em primeiro lugar, no sentido de conhecer as atuais inquietações, dilemas e soluções encontradas no cotidiano por parte das comunidades do entorno e, em segundo, pela necessidade de compartilhar diferentes conhecimentos acadêmicos os quais vêm sendo produzidos por servidores técnicos e docentes no âmbito universitário. O alcance desses propósitos busca atender a finalidade de ações de extensão com vista relação dialógica entre a comunidade acadêmica e a comunidade.

Objetivo Geral
O objetivo geral é conhecer as ações que vêm sendo realizadas pelas comunidades no sentido de estabelecer diálogos a partir de variados temas sociais de interesse comunitários no município de Alfenas.

Objetivos Específicos
a) Identificar inicialmente “comunidades interlocutoras” com potencial para a realização de diálogos; b) Verificar temas sociais de interesse os quais essas comunidades sentem necessidade de dialogar, aprofundar e sistematizar; c) Propor rodas de diálogos relacionadas aos temas de interesse; d) Convidar para participar das rodas de diálogos servidores técnicos, docentes e estudantes, entre outros; e) Realizar um Seminário Diálogos Comunitários com vista a constituir Redes Comunitárias Dialógicas.

Justificativa
A realização deste projeto se justifica a partir da necessidade de conhecer e dialogar com ações que vêm sendo realizadas a partir de diferentes agentes sociais pertencentes de diferentes comunidades do entorno da universidade. É perceptível que nos cursos de Graduação ofertados pela universidade contamos hoje com uma significativa presença de estudantes residentes da cidade de Alfenas. E uma parcela significativa deles(as) anseiam por aprofundar seus conhecimentos inclusive aqueles acerca dessas comunidades. Nesse sentido, o(a) graduando(a) integrante na realização deste trabalho terá a oportunidade de conhecer um pouco mais a realidade social dessas comunidades. E mais, ao interagir como diferentes agentes sociais o(a) propiciará entender estratégias, dilemas e rearranjos sociopolíticos comunitários estruturados na vida cotidiana. O respeito em relação aos modos operandi de construção do conhecimento necessita se constituir enquanto uma atitude política nesse processo. Afinal, tanto a aproximação quanto os diálogos necessitam se dá de maneira horizontal em relação ao processo de conceber o conhecimento. É preciso nesse caso respeitar pontos de vistas, concepções e visões de mundos tendo em vista a constituição de fato de uma relação dialógica comunidade e universitária. A realização deste projeto objetiva então atender de maneira indissociável ensino, pesquisa e extensão uma vez que essas dimensões estão previstas de serem contempladas em todas as etapas de sua execução.

Beneficiário
Sujeitos oriundos da comunidade local de Alfenas-MG. São também beneficiários estudantes de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG, assim como servidores técnicos e docentes.