MINERAÇÃO DO SÉCULO XXI: NOVAS TECNOLOGIAS

Apresentação
Projeto de extensão dedicado a disseminação do conhecimento acerca de novas tecnologias aplicadas a mineração. No contexto do planejamento de lavra, geoestatística e operações mineiras existem muitas técnicas capazes de tornar a mineração mais sustentável e consequentemente melhorar a relação entre mineração e sociedade. Através de ações de divulgação de conteúdos (cursos, web conferências, textos, demonstrações, palestras e visitas) é possível interagir com os profissionais de mineração. Esta interação tem como objetivo atualizar e capacita-los em novas tecnologias aplicadas a projetos de mineração. Esta iniciativa também prevê uma grande interação com a sociedade em geral, pois torna os profissionais aptos aos requisitos da mineração no século XXI. Atualmente, a sociedade possui o poder de conceder a permissão para que uma mineradora opere, o que alguns autores chamam de licença social. A capacitação dos profissionais em novas tecnologias os torna mais aptos a obter esta licença.

Objetivos
Desenvolver cursos (EaD) onde seja possível divulgar novas tecnologias nas áreas de planejamento de lavra, geoestatística e operações mineiras. Desenvolver material didático capaz de auxiliar os profissionais de mineração a aplicarem novas tecnologias e procedimentos capazes de tornar esta atividade mais sustentável. Promover palestras e encontros virtuais para discutir e divulgar técnicas de planejamento de lavra, geoestatística e operações mineiras.

Justificativa
A indústria de mineração em escala mundial, especialmente a indústria brasileira, necessita revisar procedimentos com o objetivo de gerir riscos, reduzir resíduos e controlar processos. O conceito de mineração sustentável integra variáveis econômicas, sociais e ambientais transformando a mineração em um importante vetor de desenvolvimento da sociedade. Esse conceito se contrapõe às práticas tradicionais de mineração, pois busca a redução de impactos e o desenvolvimento de cadeias de valor para resíduos e rejeitos. Nesse sentido, o presente projeto busca atualizar profissionais de mineração e o público em geral com o objetivo de capacitá-los a aplicar técnicas e procedimentos específicos.

Beneficiário
Engenheiros de minas, geólogos, profissionais do meio ambiente e profissionais de mineração. Em geral, qualquer pessoa interessada na área de geoestatística, planejamento de lavra e operações mineiras e suas aplicações em projetos de mineração e meio-ambiente.