ÁGUAS DE MINAS

Apresentação
Há 16 anos este projeto analisa a qualidade de água proveniente de fontes alternativas de abastecimento (nascentes e poços) das zonas rural e urbana de Alfenas, atendendo a requisitos para considerá-las como próprias ou não para consumo humano, de acordo com a legislação vigente (PRC 5/2017/MS). Assim, mensalmente, são coletadas amostras e avaliadas suas qualidades higiênica e sanitária, além de monitorar vazão, pH, cloro e turbidez. Os resultados são divulgados para a população (in loco e redes sociais) e para órgãos públicos de vigilância. Também são desenvolvidas atividades educativas, referentes à importância da água para a saúde e sua preservação. Dados do projeto foram utilizados em vários TCCs (dois de Geografia, um de Nutrição, dois de Biomedicina) e um provável projeto de pós-doutorado, bem como para alimentação do sistema SISÁGUA pela Secr. Mun. de Saúde. Envolve questões multidisciplinares abrangentes de cunho social, saúde pública, recursos naturais e educação ambiental.

Objetivos
• Avaliar as condições higiênicas e sanitárias das minas e poços das zonas rural e urbana de Alfenas, por meio de análises microbiológicas. • Observar e avaliar a infraestrutura destas soluções alternativas de abastecimento de água. • Com a colaboração das parcerias realizadas, buscar soluções para melhorar/garantir a qualidade higiênica e sanitária/ambiental das fontes monitoradas. • Determinar o pH das amostras de água. • Determinar a turbidez das amostras de água. • Determinar a vazão das nascentes • Realizar a contagem de bactérias aeróbias heterotróficas mesófilas. • Pesquisar e quantificar os coliformes ambientais e E. coli. • Repassar os dados obtidos para a Secretaria Municipal de Saúde, para alimentar a plataforma Siságua, como acordado no Termo de Cooperação mediado pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, da Unifal-MG • Divulgar os resultados obtidos durante as análises em site e redes sociais. • Realizar atividades educativas em escolas públicas, particulares, associações de moradores, ONGs, entre outros. No Dia do Meio Ambiente, Dia da Água e em eventos com a participação da população de Alfenas (ou mesmo em outros eventos), apresentar à população os resultados das análises, chamando a atenção para a contaminação das águas das minas e poços da cidade, mostrando a importância de manter os mananciais hídricos sempre limpos. • Conscientização da população usuária sobre a importância do tratamento de água de fontes alternativas. • Conscientização da população usuária sobre a importância da higiene na qualidade da água de consumo. • Realizar campanhas educativas, mediante educação in loco, nas fontes analisadas.

Justificativa
A água subterrânea pode ser obtida por meio de perfuração de poços artesianos e semi-artesianos e também pela surgência natural na superfície do solo, denominada de mina, nascente, olho d`água ou cabeceira. Estas vêm se tornando uma solução alternativa de abastecimento de água em várias comunidades, seja por questões econômicas ou mesmo por acreditarem que se trata de fontes de água com boa qualidade. Na maioria das vezes, essas nascentes não possuem infraestrutura adequada e suas águas colocam em risco a saúde da população usuária. O monitoramento laboratorial de amostras de águas de fontes alternativas representa um importante instrumento para conhecer e garantir a sua qualidade higiênica e sanitária e seu consumo, como é previsto pela PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 5/2017/Ministério da Saúde, em seu anexo XX. Também é primordial a realização de atividades educativas, como uma forma de conscientização sobre a importância da água para a saúde e para todos os tipos de vida no planeta. Deve-se orientar que a água não é um recurso inesgotável, sendo necessário o uso racional e seguro, proteção dos mananciais e ensaios para o monitoramento da qualidade. Desta forma, consegue-se diminuir as doenças de veiculação hídrica e, por consequência, melhorar a qualidade de vida da população. Os dados obtidos são utilizados em trabalhos científicos (incluindo TCCs de vários cursos) e para atender o Termo de Cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde, que necessita dos dados para inserir na plataforma do Siságua (Vigiágua, do Ministério da Saúde). As palestras, por serem apresentadas em diversas escolas e locais públicos, atingem diferentes segmentos da população usuária ou não de fontes alternativas, mas que passam a ter maior conscientização relativa à saúde e ao meio ambiente. Os participantes também se beneficiarão pois, além do conhecimento adquirido, vivenciam, compartilham e auxiliam na resolução de situações problemas.

Beneficiário
A população-alvo é formada, principalmente, por usuários das formas alternativas de obtenção de água para consumo, alunos de escolas públicas e particulares, moradores rurais e ONGs. 32 pontos utilizados de forma coletiva são monitorados mensalmente.Também p/conhecimento e vivência de alunos projeto