FUNDAMENTOS, OPERAÇÃO E APLICAÇÕES DA CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (HPLC)

Apresentação
A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE, em inglês: High Performance Liquid Chromatography, HPLC) é uma técnica analítica versátil de separação, identificação e quantificação amplamente utilizada em análises químicas, farmacêuticas, de cosméticos, alimentícias, petroquímicas, ambientais, forenses, clínicas, etc. O seu amplo emprego faz com que as empresas procurem cada vez mais profissionais qualificados e treinados para aplicação desta técnica.

Objetivos
Oferecer aos participantes o conhecimento teórico dos princípios da cromatografia líquida de alta eficiência e das funções dos componentes dos cromatógrafos, demonstrar as diversas aplicações da técnica, bem como propiciar uma atividade prática para contato com o equipamento.

Justificativa
As empresas químicas, farmacêuticas, de cosméticos, alimentícias, petroquímicas, ambientais, forenses e clínicas estão exigindo em suas entrevistas de estágios conhecimentos sobre esta técnica. Sendo assim, um curso teórico-prático aos alunos que estão em vias de se formar é de fundamental importância para aproximar a realidade acadêmica às exigências mercadológicas, promovendo, dessa forma, uma maior possibilidade de inserção dos nossos egressos no mercado de trabalho. Além disso, os cursos oferecidos sobre esta técnica tendem a ser caros, sendo que muita vezes alunos de universidades públicas não possuem recursos suficientes para arcar com as suas despesas.

Beneficiário
Alunos do curso de química e de biotecnologia que estão em vias de se formar.