CICLO DE DEBATES – LIGA DE FARMACOLOGIA - LAFAR

Apresentação
A formação de profissionais, sobremaneira para a área da saúde, cada vez mais demanda pelo uso de estratégias que permitam ao educando desenvolver competências para a atuação satisfatória no mercado de trabalho. Nesse contexto, observa-se que determinados assuntos continuam a ser pertinentes de discussão para que o profissional consiga amparar os anseios da população no século XXI. Assim, assuntos como anticoncepcionais e sua farmacologia, a doença de Alzheimer e a depressão como mal do século ainda estendem suas raízes e é dever do profissional da saúde zelar pela população por meio de informações e estudos acerca dos assuntos. Sendo assim, torna-se necessário refletir sobre o processo de formação profissional e desenvolver estratégias que favoreçam o ensino-aprendizagem. A Liga de Farmacologia tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos conhecimentos em farmacologia aos estudantes da área de saúde assim como profissionais e membros da comunidade que se interessam pelo tema.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A farmacologia é uma ciência voltada para o entendimento do mecanismos de ação, efeitos fisiológicos e as alterações funcionais e estruturais no organismo após o contato com determinados fármacos. Devido à complexidade, é uma disciplina que exige dedicação aos estudantes do curso de farmácia, mas também a outros cursos da área de saúde como enfermagem, medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia, biomedicina. Auxiliar na formação dos profissionais com conhecimentos científicos pode contribuir para a execução de uma terapêutica racional, na qual os riscos sejam apenas aqueles decorrentes da natureza química do fármaco, mas não da ação humana inadequada. Sabe-se que os assuntos de grande discussão e até mesmo causadores de polêmica, o tratamento farmacológico de certas patologias. Nesse sentido, é de extrema importância que os temas Alzheimer, depressão e anticoncepcionais sejam melhor reconhecidos tanto pelos profissionais da saúde quanto pela comunidade, visto que estes assuntos estão constantemente atrelados à realidade do século XXI.

Beneficiário
Serão beneficiários diretos os discentes, docentes, técnicos administrativos da UNIFAL-MG, além de possíveis interessados da população de Alfenas/MG.