UNIFAL SEM ESTRESSE

Apresentação
O Programa UNIFAL SEM ESTRESSE surgiu a partir do trabalho desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), junto aos estudantes da instituição. Neste trabalho foi possível detectar que muitos estudantes apresentam dificuldades nos estudos e em relações interpessoais, falta de tempo para realização de atividades físicas e para a manutenção de um estilo de vida mais saudável, além de apresentarem sintomas ansiosos e depressivos que interferem na vida acadêmica. Diante disso, a PRACE buscou parcerias com programas e colaboradores na oferta de ações que pudessem contribuir para um estilo de vida mais saudável e melhora na vida acadêmica. Assim, este programa pretende, por meio de ações de promoção à saúde (atividades físicas, esportivas, culturais, recreativas), práticas integrativas complementares, apoio emocional e educacional, contribuir para a melhora da qualidade de vida e o desenvolvimento dos estudantes.

Objetivos
- Propiciar bem-estar físico e emocional e - Proporcionar desenvolvimento social, cultural e cognitivo aos discentes e comunidade acadêmica.

Justificativa
O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) prevê e propõe ações e serviços de promoção, prevenção, apoio e acompanhamento aos estudantes. Contudo, muitas Instituições Federais de Ensino Superior, bem como a UNIFAL-MG, têm tido dificuldades em implementar essas ações por falta de recursos humanos. Por isso a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis salienta a importância e necessidade da criação do Programa UNIFAL SEM ESTRESSE constituído por ações de promoção à saúde, incluindo atividades físicas, esportivas, culturais, recreativas, atenção psicossocial e educacional, visando a melhora da qualidade de vida e o desenvolvimento integral dos estudantes enquanto indivíduos e cidadãos. Entendemos que a universidade não deve ocupar-se somente com a formação do discente para o exercício de uma profissão. A universidade deve oferecer e envolver os discentes em ações para seu bem-estar físico e emocional, além de proporcionar seu desenvolvimento social, cultural e cognitivo.

Beneficiário
Estudantes de graduação, pós-graduação e servidores dos 3 campi da UNIFAL-MG, bem como membros da comunidade externa.